Na tarde de quarta-feira, 04/09, o prefeito Luciano Almeida recebeu em seu Gabinete, ao lado da secretária de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco, representantes da Associação de Moradores do Bairro Monte Alegre para uma reunião sobre a obra de implantação da ciclovia que contempla a região, principalmente, o trecho de ciclofaixa de aproximadamente 800 metros ao longo do centro gastronômico.
Maxwell Campos, assessor de desenvolvimento da Semuttran, apresentou o projeto detalhadamente aos representantes da Associação que estavam com dúvidas sobre esse trecho do projeto. “O encontro foi produtivo e as dúvidas sanadas. Agora, a Associação vai levar a pauta para os moradores do bairro Monte Alegre nos próximos dias para mostrar como será a execução da obra”, disse.
Nascido e criado Monte Alegre, Gentil Pinto, de 54 anos, disse que a reunião foi muito positiva e esclarecedora. “A Prefeitura nos recebeu aqui e nos explicou como vai funcionar, não vai trazer prejuízo ao nosso bairro, que é patrimônio da cidade. Vamos falar com os moradores nos próximos dias e explicar, pois esse projeto não pode parar. É para o bem do bairro e segurança viária de todos”, disse.
CICLOVIAS – A Prefeitura de Piracicaba concluiu recentemente a mais uma etapa de construção e implantação da CicloPira, novo circuito cicloviário da cidade, em um total aproximado de 5,1km – saindo da Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Neste momento, na região do bairro Monte Alegre, as obras de ciclovia começam no antigo Anel Viário Comendador Leopoldo Dedini, próximo à ponte que liga a rodovia Deputado Láercio Corte, e vão até o centro gastronômico do bairro, em um trecho de aproximadamente 2,1km. O segundo trecho, ainda em licitação, é de 800 metros de ciclofiaxa e corta todo o centro gastronômico. O terceiro e último trecho de ciclovia, de 1,7km, segue do centro gastronômica até a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
O projeto prevê ainda, ao longo da ciclovia e ciclofaixa, a instalação de lixeiras e painéis informativos da rota. Haverá área de contemplação, destinada a parada, descanso e encontro de ciclistas, composta por bancos de concreto e paraciclo metálico.
De acordo com a secretária da Semuttran, “o projeto busca ampliar os espaços para os ciclistas, fomentando a prática esportiva, o bem-estar, a saúde e o turismo na cidade. A CicloPira vai ligar pontos estratégicos de Piracicaba, contemplando belezas naturais e áreas altamente acessadas pelos moradores e pelos turistas”, Jane Franco.