Portal do Município de Piracicaba

Cia Turma do Zé apresenta o espetáculo Pira Semos no Teatro do Engenho

Apresentação gratuita será na quinta-feira, 07/08, às 20h, com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria

Por CCS / Publicado em 05/08/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Quatro atores estão reunidos ao redor de uma mesa coberta com toalha rendada branca. Um deles, sentado, bate com força no jornal sobre a mesa. Outro, de pé, observa surpreso. Uma atriz com vestido floral serve café com expressão exagerada de espanto, enquanto a outra também reage com surpresa. Ao centro da mesa há um vaso com flores coloridas e um prato de quitutes. As roupas e expressões remetem ao estilo cômico e caipira.
A montagem utiliza a linguagem épica para resgatar a essência do chamado, caipira urbano Foto – Betty Nunes.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta na quinta-feira, 07/08, às 20h, o espetáculo Pira Semos, da Turma do Zé Cia de Teatro. A apresentação acontece no Teatro Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Parque do Engenho Central, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir de 1 hora antes do início.

Com direção de Carlos ABC, texto de Edvaldo Oliveira e trilha sonora original do maestro Cláudio Cacau, o espetáculo retrata um microcosmo da sociedade piracicabana dos últimos 50 anos. Sem compromisso com a cronologia, cinco atores encenam fragmentos do cotidiano de personagens humildes, ligados pela fé, pela chuva e pelo rio Piracicaba.

Cinco integrantes do grupo posam sorrindo em frente a um fundo azul, segurando uma bandeira com letras coloridas que formam o nome “Turma do Zé”. Todos usam figurino com desenhos coloridos, maquiagem teatral e acessórios com fitas coloridas. Dois deles estão com instrumentos de percussão, como tambor e caixa. O grupo transmite alegria e energia típica do teatro popular.
Cia Turma do Zé apresenta o espetáculo Pira Semos no Teatro do Engenho – Foto- Betty Nunes.

A montagem utiliza a linguagem épica para resgatar a essência do chamado “caipira urbano”, valorizando sua simplicidade, sabedoria e tradição. Em cena, surgem temas como o impacto das redes sociais, o avanço da tecnologia e a perda das rodas de conversa nas calçadas. A proposta é provocar uma reflexão sobre o progresso e reconectar o público com suas raízes culturais. Com 80 minutos de duração, o espetáculo conduz o público a uma travessia entre o real e o imaginário, despertando o orgulho da origem piracicabana.

A apresentação integra a programação do mês de aniversário da cidade. Confira a programação completa no link: https://abre.ai/pira258anos

SERVIÇO – Espetáculo Pira Semos. No Teatro Erotides de Campos (avenida Maurice Allain, 454 – Engenho Central). Quinta-feira, 07/08, às 20h. Entrada gratuita. Ingressos disponíveis 1h antes na bilheteria. Informações pelo telefone (19) 3403-2620.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.