Portal do Município de Piracicaba

Cia Metamorfose de Teatro apresenta Quem Pode, Pode! no Engenho Central

Apresentação gratuita será no domingo, 9/11, às 10h, em espaço ao ar livre, próximo à Pinacoteca

Por CCS / Publicado em 07/11/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

Domingo, 09/11, é dia de teatro ao ar livre, no Engenho Central. Às 10h, a Cia Metamorfose de Teatro vai apresentar o seu espetáculo Quem Pode, Pode!, em área próximo à passarela Pênsil, com acesso gratuito. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A imagem retrata um grupo de seis artistas mascarados em um palco ao ar livre, com uma estrutura metálica de palco acima e árvores e um edifício de tijolos ao fundo. Todos os artistas usam trajes coloridos e elaborados, com máscaras que cobrem seus rostos. Eles parecem estar no meio de uma performance, com poses dramáticas e expressões faciais exageradas através das máscaras. Da esquerda para a direita: * O primeiro artista usa um manto preto sobre um traje vermelho com gola branca rendada. * O segundo artista veste um traje vermelho vibrante com detalhes em dourado e uma saia longa. * O terceiro artista está em um traje vermelho e amarelo em um padrão xadrez, com uma máscara marrom e um adorno de penas na cabeça. * O quarto artista está em um traje vibrante com um padrão de losangos coloridos em azul, vermelho, amarelo e branco, e uma máscara branca. * O quinto artista usa um traje branco com detalhes em verde e várias gravatas coloridas em volta do pescoço e cintura. * O sexto artista está em um traje verde escuro com detalhes em dourado e azul, uma capa preta e uma máscara verde com uma gola branca volumosa. A iluminação sugere que é um dia ensolarado. O palco está montado em uma área pavimentada, com algumas folhas caídas no chão.
Quem Pode, Pode! será encenada no domingo, 9 de novembro, no Engenho Central

Quem Pode, Pode! recebe características de Teatro de Rua, com tempo mais curto de duração, já que a maioria da platéia assiste em pé. Os textos são concebidos pelo diretor Carlos ABC, que também assina a direção, adaptados de contos de Pedro Malasartes, que é conhecido como o Arlecchino caipira e sempre acaba por levar vantagens sobre avarentos e “sabichões”.

A imagem mostra uma performance teatral ao ar livre, com três atores em figurinos elaborados. No lado esquerdo, um ator com uma máscara verde e um traje verde e branco com detalhes em azul está sentado, vestindo uma capa preta. No centro, uma atriz com um chapéu amarelo volumoso e um vestido branco com decote em V está em pé atrás de uma mesa de madeira, segurando um objeto branco. À direita, um ator com uma máscara branca e vermelha e um traje colorido de losangos está sentado em um banquinho, gesticulando com as mãos. O fundo é decorado com cortinas vermelhas e um painel com máscaras teatrais. O palco parece ser montado em um espaço público, com uma estrutura metálica e árvores ao fundo.
Quem Pode, Pode! tem direção de Carlos ABC

As esquetes são representadas pelos mesmos personagens de A Arrombada, outros espetáculo do grupo, porém, em novos contextos; O Passarinho Valioso, O Urubu Adivinho e a A Panelinha das Arábias.
No elenco de Quem Pode, Pode! estão Daniela Tonin – Virna e Mirna; Gabriel Monndini – Pantaleão; Felipe Yubai – Arauto e Músico; Vicente Mateus – Capitão Rambo Rimbaud
Matteus Cobra – Arlecchino; Tales Uski – Tartaglia e Washington Poppi – Brighella.
A autoria e direção são de Carlos ABC, assim como o cenário e figurinos. Na ficha técnica ainda estão Amauri Ribeiro, Toro Moreno, Simone Rosa, José Deodato, Felipe Yubai, Cibele Sacconi, Gabriel Monndini e Larissa Lorenz. A pesquisa e coordenação geral são de Washington Poppi.

SERVIÇO – Peça Quem Pode, Pode!. Dia 09/11, às 10h, no Engenho Central, próxima à passarela Pênsil. Gratuito. Avenida Maurice Allain, 454, Vila Rezende.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.