As chuvas ainda não preocupam a Defesa Civil do Município, que garante que a vazão do Rio ainda está sob controle. O departamento que está de plantão 24h, e pode ser acionado pelo código 199, garante à população que por enquanto, não existe motivo para qualquer inquietação.

Segundo informações do Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto, o volume de águas do rio estava em ……. m³/s. A possibilidade de enchente existe quando a marca da régua ultrapassa 4,80 m de altura e a vazão da água chega a 580 m³/s, podendo transbordar nas áreas mais baixas do rio, na região do Bongue aos 440 m³/s e na Rua do Porto aos 480 m³/s.

O secretário executivo da Defesa Civil, Carlos Alberto Razano, disse que a Prefeitura dispõe de 200 homens divididos em cinco equipes que trabalham em alerta monitorando a vazão do rio e córregos e os pontos de alagamento. “A previsão para as próximas horas é de poucas chuvas e contínuas, nada preocupante”, disse.

Além do trabalho da Defesa Civil, a Prefeitura implantou um esquema de serviços para conter os estragos e transtornos provocados pelo excesso de chuvas comum nesta época do ano. Durante o ano passado diversos bairros receberam o serviço de tapa-buracos e o setor encarregado da limpeza e recuperação de bocas-de-lobo e de galerias pluviais intensificou os serviços por toda a cidade.

Paralelamente, foram executados mais de 15 mil metros de desassoreamento do córrego do Piracicamirim e do Córrego Ondinhas. Com o objetivo de fazer uma limpeza completa em toda extensão do córrego do Piracicamirim foram executados serviços na região do Jardim Brasília, passando pelo Morumbi, Jardim Potiguar e Água Branca. A iniciativa faz parte dos investimentos da Prefeitura para eliminação de pontos críticos de alagamentos e inundações em toda a cidade.