Equipes trabalham na rua Luiz de Queiroz, uma das vias que sofreu com os efeitos da forte chuva

Força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), está desde ontem, 26/10, nas ruas atuando para minimizar os efeitos causados em decorrência das fortes chuvas e dos ventos ocorridos à noite, que atingiram diversas regiões da cidade. A Simap registrou ocorrência de nove árvores caídas, de pequeno e grande porte, até as 11h de hoje, 27/10. Não há registro de vítimas.

No Santa Rosa, uma árvore caiu e ficou escorada em uma residência, na rua Samuel Neves Neto; Simap já atua para retirada

As equipes estão atuando desde ontem com desobstrução de residências e vias retirando árvores e galhos caídos, além de limpeza das ruas e espaços públicos. De acordo com a Defesa Civil, os bairros mais atingidos foram Bairro Alto, Centro, Nova Iguaçu, Panorama, Maracanã e Santa Rosa – neste último, uma árvore caiu e ficou escorada em uma residência, na rua Samuel Neves Neto; a Simap já atua para retirada. A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.

“A régua de telemetria do rio Piracicaba registrava 1,48 metro de altura do nível antes da chuva. Depois da chuva, registrou 2,19 metros, ou seja, 71mm a mais. Isso demonstra que a chuva foi intensa, principalmente na região central, o que alterou rapidamente o nível do rio, que baixou bruscamente pouco tempo depois”, explicou o diretor da Defesa Civil, Odair de Mello.

Simap fez retirada de árvore na rua Riachuelo

ASFALTO – As chuvas ainda causaram prejuízo ao asfalto na travessa Willands Guidotti; parte do pavimento ficou solto e foi arrastado até a rua Luiz de Queiroz, que ficou alagada no momento da chuva. Equipes da Prefeitura já trabalham para remoção das placas de asfalto que se soltaram, principalmente da travessa, e limpeza da via.

Houve ainda registros de falta de energia e destelhamento. A central da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), localizada na avenida Independência, foi destelhada. Equipe já está atuando nos reparos do imóvel.

Semozel atua na limpeza da travessa Willands Guidotti, que teve asfalto prejudicado

Não há registro de vítimas, entretanto, uma residência no Parque Chapadão ficou alagada, sofrendo danos, e, por isso, a Defesa Civil precisou interditar o imóvel. Os moradores estão em casa de familiares.

EDUCAÇÃO – As Escolas Municipais Alceu Marozzi Righetto, no Glebas Califórnia, e Judith Moretti Accorsi, no Parque Piracicaba, estão com atendimento e aulas interrompidos nesta manhã por conta de alagamento de salas, assim como a vinculada da EM Santo Granuzzio. As unidades escolares Geraldo Bernardino, São Vicente, Diva Araújo, Elias Boaventura, Érica Gobbo, vinculada Maria de Lourdes Fuzzetti Lorenzi e a sede da Secretaria de Educação, além do prédio da Merenda Escolar também foram atingidos pelas chuvas, registrando alagamento de salas. No entanto, o atendimento não foi afetado.

Funcionários da EM Judith Moretti Accorsi, no Parque Piracicaba, estão limpando a escola, que ficou com o atendimento afetado

SAÚDE – O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) teve problemas com infiltrações. O elevador da unidade está com o uso suspenso por tempo indeterminado para manutenção devido à chuva. Equipes já fizeram limpeza e o atendimento segue normal.

A UPA da Vila Rezende teve problemas com infiltrações nas salas de acolhimento e observação infantil e no posto de enfermagem durante a noite. Equipes já limparam o local e o atendimento foi normalizado ainda no início da manhã.

O CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher) foi afetada por infiltrações da chuva. A impressora da unidade ficou danificada, porém as impressões estão sendo encaminhadas para as unidades de referência dos pacientes. Unidade já limpa e aberta para atendimento.

ENGENHO CENTRAL – No Engenho Central, os fortes ventos e a chuva derrubaram uma árvore próximo à entrada da avenida Maurice Alain. A árvore já foi posicionada para não obstruir a passagem de veículos e pedestres e será retirada em breve.
A chuva também afetou a sala da administração do Teatro Municipal Erotídes de Campos. Parte da sala ficou alagada, mas já foi totalmente limpa na manhã de hoje.

Central de Obras, na avenida Independência, ficou destelhada com os ventos de ontem

SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.