O rio Piracicaba segue em estado de atenção na tarde desta sexta-feira, 30/12, registrando 3,69 metros de nível de altura e vazão de 300 m3/s. Com a diminuição das chuvas em Piracicaba e nas cabeceiras do rio, o nível baixou. O rio chega ao estado de alerta com 3,7 m, estado de emergência com 4,2 m e extravasa ao atingir os 4,7m.

Segundo a Defesa Civil, a previsão de chuva para hoje é de apenas 3mm, mas a Prefeitura continua monitorando a situação dos rios e dos pontos que podem alagar em Piracicaba. São eles: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência, avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.

Em relação ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.

O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs. As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população, que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.

ABASTECIMENTO – O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) informa que, devido às chuvas e o consequente aumento da vazão dos rios Corumbataí e Piracicaba pode haver problemas pontuais de abastecimento. Isso por que as chuvas e o aumento de vazão trazem detritos que podem prejudicar o funcionamento das bombas de captação da água do rio. Os bairros que podem ser afetados são Vila Industrial, Santa Terezinha, Santa Rosa, Guamium, Vila Fátima, Jardim Primavera, Areão, Vila Rezende, Jardim Monumento, Nhô Quim e Nova Piracicaba. Falta de água ou vazamentos podem ser comunicados pelo site no campo Ouvidoria pelo link http://semaepiracicaba.sp.gov.br/?p=ZmFsZV9jb25vc2Nv, no telefone (19) 3403-9611, WhatsApp (19) 3403-9608, Central de Atendimento 24h: 0800 772 9611 ou 115.

Todos os mapas das regiões monitoradas e boletins atualizados podem ser conferidos em: http://www.piracicaba.sp.gov.br/categoria/monitoramento+de+chuvas.aspx.