Chuvas em Piracicaba – Boletim 14
Pelo sexto dia consecutivo a força-tarefa da Prefeitura, coordenada pela Defesa Civil, atua para amenizar os estragos das chuvas no município. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) continua atuando no bairro Santa Isabel, onde diversas ruas foram prejudicadas pelas chuvas, e realiza intervenções para desobstrução das galerias de águas pluviais em cerca de 100 pontos. A Semob priorizou ainda dois locais de atenção para os próximos dias: o muro de arrimo do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, que cedeu, e um deslizamento de terra na estrada que dá acesso ao bairro Monte Alegre. A Pasta está estudando os pontos para entender as dimensões dos problemas e fazer a manutenção. A força-tarefa da operação Tapa-buraco, realizada pela Semob, também atuou em oito vias, entre ruas e avenidas, hoje, 04/02, priorizadas por terem sido as mais afetadas pelas chuvas. Foram consertados cerca de 30 pontos com buracos, vários de grandes dimensões. Receberam a operação em toda sua extensão a avenida Jaime Pereira, no Bongue, a avenida dos Marins, no Glebas Califórnia, a avenida Frei Francisco Antonio Perin, no Novo Horizonte, a avenida Páduas Dias, na Vila Independência, a avenida Rio das Pedras, percorrendo os bairros Piracicamirim e Pompeia, as ruas Clara Nunes e Elizeth Cardoso, no Jardim Alvorada, e a rua Bela Vista, na Vila Independência.

Operação Tapa-buraco na avenida Jaime Pereira
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) continua as ações de limpeza de vias e de retirada de materiais inservíveis. Hoje as ações de limpeza com caminhão-pipa, para retirada de lama, ocorreram nas rampas de acesso dos bairros ao rio Piracicaba na avenida Cruzeiro do Sul e avenida Beira Rio. Já a retirada de materiais inservíveis se concentraram no Bosque da Água Branca e Maracanã. A população que precisar desse serviço também pode solicitá-lo via SIP-156.
VISITA – O prefeito Luciano Almeida visitou na manhã de hoje, 04/02, as represas da Usina Santa Heleza/Raízen, em Rio das Pedras. Na ocasião, o prefeito conversou com representantes da empresa a respeito do impacto das chuvas, em especial as de domingo, 31/01, nas represas, que influenciam no nível do ribeirão Piracicamirim. A região do Piracicamirim sofre com enchentes há cerca de 30 anos. De acordo com representantes da Usina Santa Helena/Raízen, da noite de sábado, 29/01, até o fim da tarde de domingo, 30/01, choveu 180 mm no local. Durante todo o mês de janeiro deste ano, em Piracicaba choveu 351,1 mm, de acordo com medição da Defesa Civil do município. Ou seja, no local das represas em Rio das Pedras, em aproximadamente um dia choveu mais da metade do volume que choveu em 31 dias deste ano em Piracicaba. O prefeito Luciano Almeida está percorrendo diversos pontos da região, entre represas, barragens, rios e lagos, para entender a influências desses nos níveis das águas do rio Piracicaba e ribeirão Piracicamirim, com objetivo de elaborar projetos estruturais para solucionar o problema dos alagamentos no município.

Visita do prefeito Luciano Almeida às represas da Usina Santa Helena hoje

Volume das represas da Usina Santa Helena-Raízem influencia nível do ribeirão Piracicamirim
SEMA – A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) prioriza os casos mais críticos no atendimento de manutenções de estradas rurais.Hoje a equipe atua na PIR 288, reparando as estradas da Graminha e do Toneca. As pontes na zona rural receberão manutenção assim que os níveis dos ribeirões baixar. Permanecem interditadas: Ponte da Mangueirinha – Santa Olímpia; Ponte Dr. Plínio – Anhumas; Ponte do Maninho – estrada da Pedra Branca; Ponte na estrada Luiz Marchini – bairro Pau Queimado.

Sema atua na manutenção da PIR 288 – Graminha

Sema realiza manutenção na PIR 288 Graminha
ASSISTÊNCIA E CAMPANHAS – Durante a semana, desde o início das chuvas, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades Jardim São Paulo, Mário Dedini, Novo Horizonte, Piracicamirim, São José e Vila Sônia, trabalham para atender as famílias atingidas. Até o momento, 29 pessoas entraram em contato para receber orientações e encaminhamentos necessários, de acordo com as demandas apresentadas.
Para apoiar essas famílias, a Smads e o Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) são parceiras da campanha SOS Chuvas, articulada por lideranças comunitárias. A campanha que segue até o dia 11/02 está arrecadando colchões, eletrodomésticos e móveis, alimentos não perecíveis, roupas de cama e materiais de higiene pessoal e de limpeza.
O Banco de Alimentos, localizado à rua Professor José Rosário Losso, 946/954 – esquina com a avenida Presidente Vargas, Jaraguá, recebe materiais de higiene pessoal e limpeza. Para a doação de móveis, eletrodomésticos, colchões e roupas de cama, os interessados devem entrar em contato com a Central de Projetos pelo telefone (19) 3422-9677.
Outros locais de arrecadação, das 8h às 16h (segunda a sexta-feira) e sábado, das 8h às 12h são: o Centro Comunitário do Piracicamirim, na rua Militão José da Rocha, 84; a Horta Noiva da Colina, rua Eulálio de Arruda Mello, 300, Noiva da Colina, e travessa Dom Luiz de Bragança, 538, Vila Rezende. Para mais informações: (19) 99994-3429.
PREVISÃO E MONITORAMENTO – A Defesa Civil alerta para o grande volume de chuvas no fim de semana, a partir do domingo, 06/02, até terça, 08/02, por conta do avanço de um sistema frontal para a região Sudeste e provável configuração de novo episódio de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), com previsão de chuvas intensas e altos acumulados, acima de 100 mm. O monitoramento feito pela Defesa Civil de Piracicaba em relação a chuvas e aos níveis do rio segue. Entre ontem, 03/02, às 7h, até hoje, 04/02, às 7h, choveu apenas 6,67 mm. Às 17h10, o nível do rio Piracicaba era de 3,10 metros e o Corumbataí estava com 2,18 metros.
Para receber avisos da Defesa Civil é só enviar um SMS para o número 40199, com o CEP da residência.
SERVIÇO – Caso haja algum risco de alagamento ou outra situação de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil e Guarda Civil pelos telefones 199 e 153.
