Chuvas em Piracicaba – Boletim 13
Centro de Comunicação Social – 12h10 – 04/02
A Secretaria Municipal de Obras (Semob) concluiu hoje, 04/02, às 12h, os serviços na avenida Jaime Pereira, que já foi liberada para o trânsito de veículos. A avenida estava interditada desde a quarta-feira para reparo na cabeceira da ponte, avariada pelo excesso de chuvas dos últimos dias.

Semob conclui trabalho e Avenida Jaime Pereira tem acesso liberado
A Semob também realiza interdição parcial da avenida Independência, na altura do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, por conta da queda do muro de arrimo devido à infiltração de água. A Semob iniciou o estudo de projeto de recuperação para recompor o muro de arrimo e toda parte de aterro e pavimento, que deve começar na próxima semana. A equipe também monitora um deslizamento ocorrido na estrada do Monte Alegre e continua o trabalho de recuperação das vias dos bairros Santa Isabel, que foram prejudicadas pelas chuvas, e realiza intervenções em diversos pontos dos bairros Santa Isabel, Bosque da Água Branca e Vila Rezende para desobstrução das galerias de águas pluviais. A Pasta monitora ainda outros pontos que necessitam de manutenção e analisa as prioridades.

Avenida Independência na altura do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas está interditada para manutenção de murro de arrimo
FORÇA-TAREFA DA TAPA-BURACO – Na manhã de hoje, após uma trégua das chuvas, a Prefeitura, por meio da Semob, iniciou força-tarefa da operação Tapa-buraco. As equipes estão nas ruas desde a manhã e a prioridade é acabar com os buracos das avenidas de maior fluxo da cidade. Já foram atendidas as avenidas Pompéia, Pádua Dias, Rio das Pedras e Jaime Pereira, além da rua Clara Nunes, no Alvorada. A previsão é de utilizar 50 toneladas de massa asfáltica somente hoje. Se não chover, as equipes continuam os trabalhos amanhã, sábado, 05/02.

Operação Tapa-buraco na avenida Jaime Pereira
TRANSPORTE PÚBLICO – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) informa que algumas linhas do transporte coletivo que atendem a Zona Rural continuam com alterações devido às chuvas.
São elas:
119- Godinhos – Não atende a Agrofapi e Fazenda Ribeiro, com risco de atolamento; 309- Campestre – Segue em atraso, devido a estrada escorregadia; 405 – Paredão Vermelho, conexão Ártemis – atende trajeto parcialmente por conta de valetas; 712 – Pau D'Alhinho (Via Jardim Jupiá) – Não atende a Estrada Municipal Sargento Florêncio Ferreira, que está escorregadia, com risco de atolamento. Parte de Avenida Jaime Pereira e da Avenida dos Marins está interditada e há desvio pelo bairro Jupiá.
701/ 702/ Jd.Jupiá – Parte da av. Jaime Pereira e da av. dos Marins está interditada, desvio pelo bairro Jupiá; Linha 713/ Bongue – Parte da av. Jaime Pereira e da av. dos Marins está interditada, desvio pelo bairro Jupiá;
As linhas 701 – Jd. Jupiá (Via Av. Dr. Paulo), 702 – Jd. Jupiá (Via Centro Cívico), 712 – Pau D'Alhinho (Via Jd. Júpia), 713 – Bongue / Ondinhas e 1200 – Pauliceia/Sônia estão realizando desvio devido à interdição da av. Jaime Pereira pela rua Dr. Lula.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) prioriza os casos mais críticos no atendimento de manutenções de estradas rurais. Em relação às pontes, até que as chuvas cessem e o nível dos ribeirões abaixe um pouco, a equipe da Sema não pode realizar manutenções e reparos, porque há risco inclusive para a equipe que executa o serviço e aos maquinários utilizados. Com a mudança das condições, já será iniciado o processo de reparo nas pontes. Permanecem interditadas: Ponte da Mangueirinha – Santa Olímpia; Ponte Dr. Plínio – Anhumas; Ponte do Maninho – estrada da Pedra Branca; Ponte na estrada Luiz Marchini – bairro Pau Queimado. A equipe da Divisão de Obras Rurais da Sema está em campo monitorando estradas e pontes e fazendo interdições caso haja risco.
Desde o sábado, 29/01, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) atendeu 25 ocorrências envolvendo corte, poda e recolhimento de árvores e galhos em vários bairros da cidade. Hoje, 04/02, a equipe de arborização da Sedema realizou a retirada de árvores em dois locais: avenida Cruzeiro do Sul e Paraíso da Criança. Até ontem, 03/02, os locais atendidos foram avenida Pedro Morganti, bairro Monte Alegre, Campos Salles, Centro, Ribeiro Pedro Hebechia, Cruzeiro do Sul, Jaime Pereira e José Tomazela. Os trabalhos de corte, poda e retirada de galhos estão acontecendo em todos os pontos que apresentam problemas relacionados às fortes chuvas.
MONITORAMENTO – A Defesa Civil segue monitorando os rios. Às 12h10 de hoje, o nível do rio Piracicaba era de 3,27 metros e o Corumbataí estava com 2,29 metros.
As chuvas diminuíram em Piracicaba. Segundo a Defesa Civil, entre ontem, 03/02, às 7h, até hoje, 04/02, às 7h, choveu apenas 6,67 mm. Para hoje, amanhã, 05/02, e domingo, 06/02, o volume esperado de chuvas é de 8 mm, 20 mm e 28 mm, respectivamente.
SERVIÇO – Caso haja algum risco de alagamento ou outra situação de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil e Guarda Civil pelos telefones 199 e 153.

Operação Tapa-buraco atendeu vários pontos da avenida Jaime Pereira
