Chuvas em Piracicaba – Boletim 11
Chuvas em Piracicaba Boletim 11 – Centro de Comunicação Social – 11h40 – 03/02
A força-tarefa da Prefeitura, coordenada pela Defesa Civil, atua em diversos pontos do município para amenizar os estragos causados pelas chuvas. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou hoje, 03/02, o trabalho para recuperação do pavimento da avenida Jaime Pereira, sentido Centro Cívico/Carrefour (rotatória), que está interditada totalmente. Agora pela manhã, as equipes se concentram em abrir o pavimento para inspecionar a dimensão da infiltração que causou o problema. De acordo com a Semob, apenas após essa vistoria será possível determinar um prazo para finalização do serviço, ressaltando que o trabalho depende das condições climáticas. A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio da empresa Engemaia, também atuou no local nesta manhã para a supressão de uma leucena que prejudicava a ponte. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) atuam no local para orientar o fluxo do trânsito. Motoristas devem usar as avenidas Nove de Julho e avenida Cristóvão Colombo e a Estrada do Boiadeiro como rotas alternativas para acesso aos bairros. A avenida no sentido bairro-Centro permanece liberada para o trânsito.

Prefeitura realiza obra na Jaime Pereira, onde as chuvas abriram cratera; avenida continua interditada totalmente
A Semob continua também o trabalho de recuperação das vias dos bairros Santa Isabel, que foram prejudicadas pelas chuvas. Outra equipe atua no bairro Mario Dedini, onde ocorreu um deslizamento de terra e a Defesa Civil foi acionada hoje pela manhã. Para que as residências não sejam prejudicadas pelo deslizamento, a Semob está recompondo o talude do local. Outras intervenções ocorrem ainda em cerca de 100 pontos, junto à empresa terceirizada, para desobstrução das galerias de águas pluviais, como nos bairros Santa Isabel, Bosque da Água Branca e Vila Rezende. A Semob lembra, ainda, que monitora outros pontos que necessitam de manutenção e analisa as prioridades das intervenções. A empresa Conciv, que cedeu à Prefeitura caminhões-pipa, retroescavadeira e caminhão basculante para ajudar na força-tarefa e amenizar os transtornos das chuvas à população, finalizou a limpeza das ruas dos bairros Bosque Água Branca, Morumbi, Maracanã e da avenida Professor Alberto Vollet Sachs. A Sedema, por meio da empresa Piracicaba Ambiental, enviou hoje caminhão para retirada da lama e limpeza de alguns pontos do bairro Parque Primeiro de Maio. O trabalho de remoção de materiais inservíveis, também realizado pela Sedema, continua e a população que precise do serviço pode solicitá-lo via SIP-156.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) informa que algumas linhas do transporte coletivo que atendem a Zona Rural sofreram alterações devido às chuvas.
São elas:
119- Godinhos – Não atende a Agrofapi e Fazenda Ribeiro, com risco de atolamento; 223 – Parque Peória – Linha continua a operar com certo atraso devido ao risco de atolamento; 309- Campestre – Segue em atraso, devido a estrada escorregadia; 405 – Paredão Vermelho, conexão Ártemis – atende trajeto parcialmente por conta de valetas; 813 – Almeida – desvio pela Estrada de Anhumas, com risco de atolamento; 712 – Pau D’Alhinho (Via Jardim Jupiá) – Não atende a Estrada Municipal Sargento Florêncio Ferreira, que está escorregadia, com risco de atolamento. Parta de Avenida Jaime Pereira e da Avenida dos Marins está interditada e há desvio pelo bairro Jupiá.
701/ 702/ Jd.Jupiá – Parte da av. Jaime Pereira e da av. dos Marins está interditada, desvio pelo bairro Jupiá;
Linha 713/ Bongue – Parte da av. Jaime Pereira e da av. dos Marins está interditada, desvio pelo bairro Jupiá;
As linhas 701 – Jd. Jupiá (Via Av. Dr. Paulo), 702 – Jd. Jupiá (Via Centro Cívico), 712 – Pau D’Alhinho (Via Jd. Júpia), 713 – Bongue / Ondinhas e 1200 – Pauliceia/Sônia estão realizando desvio devido à interdição da av. Jaime Pereira pela rua Dr. Lula.

Prefeitura realiza obra na Jaime Pereira, onde as chuvas abriram cratera; avenida continua interditada totalmente A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) prioriza os casos mais críticos no atendimento de manutenções de estradas rurais. Em relação às pontes, até que as chuvas cessem e o nível dos ribeirões abaixe um pouco, a equipe da Sema não pode realizar manutenções e reparos, porque há risco inclusive para a equipe que executa o serviço e aos maquinários utilizados. Com a mudança das condições, já será iniciado o processo de reparo nas pontes. Permanecem interditadas: Ponte da Mangueirinha – Santa Olímpia; Ponte Dr. Plínio – Anhumas; Ponte do Maninho – estrada da Pedra Branca; Ponte na estrada Luiz Marchini – bairro Pau Queimado. A equipe da Divisão de Obras Rurais da Sema está em campo monitorando estradas e pontes e fazendo interdições caso haja risco. Nesta manhã a equipe atua na manutenção da estrada Agrofap Godinhos.
Desde o sábado, 29/01, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) atendeu 21 ocorrências envolvendo corte, poda e recolhimento de árvores e galhos em vários bairros da cidade. Nesta quinta-feira, 03/02, a equipe de arborização da Sedema realizou a retirada de árvores em dois locais: avenida Pedro Morganti, bairro Monte Alegre, e na Campos Salles, Centro. Os trabalhos de corte, poda e retirada de galhos estão acontecendo em todos os pontos que apresentam problemas relacionados às fortes chuvas.
De acordo com a Defesa Civil choveu 22,6mm entre as 7h de ontem, 02/02, até as 7h de hoje, 03/02. Às 11h40, o rio Piracicaba estava com 4,07 metros e o Corumbataí com 2,87 metros.
SERVIÇO – Caso haja algum risco de alagamento ou outra situação de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil e Guarda Civil pelos telefones 199 e 153.

Equipe da Sema realiza manutenção nesta manhã na Estrada Agrofap Godinhos
