Foi oficialmente encerrada nesta quinta-feira (19) a 14ª edição da Olimpíada Municipal Especial nas dependências do Ginásio de Esportes do Centro de Reabilitação Piracicaba. O evento realizado de 10 a 19 de novembro reuniu cerca de 600 alunos – crianças e adolescentes; sendo uma realização da Prefeitura Municipal, organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, por meio do Projeto Clarear, em parceria com as entidades, escolas e instituições que trabalham com pessoas com deficiência na cidade. Na ocasião, houve a entrega de medalhas aos alunos participantes e aos representantes das entidades, tendo como coordenador da comissão organizadora, o professor da Selam, Clévis Spada.
Com o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio de pessoas com deficiência, a Olimpíada contou com a participação da APAE, Avistar, Associação Síndrome de Down/Espaço Pipa, Auma – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba, Centro de Reabilitação Piracicaba, Projeto Superação, Escola Passo a Passo e Projeto Clarear da Selam.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny,, destacou a importância do evento e ressaltou que os participantes sempre demonstraram muita alegria, disposição em todas as atividades realizadas. “Gostaria de parabenizar a todos pela organização e participação neste evento que transcorreu muito bem. A energia sempre esteve em alta”, disse.
O prefeito Gabriel Ferrato também esteve presente no encerramento da Olimpíada Especial e destacou a importância do evento para a inclusão dos participantes na sociedade. “O evento promove a convivência social onde os participantes também formam novas amizades. Parabéns a todos os envolvidos na realização do evento”.
Houve ainda uma apresentação de ginastica rítmica – conjunto com bolas – com alunas do CRP/Projeto Superação, sob orientação da professora Vânia Soares. Além disso, a professora da Selam, Ana Ballassini, foi homenageada pelos mais de 30 anos de trabalho dedicados a pessoa com deficiência, já que ela irá se aposentar e está foi sua última participação como profissional de educação física integrante da comissão organizadora.
A solenidade contou ainda com a presença do gerente Centro de Reabilitação Piracicaba, José Carlos Piffer Júnior, vereador André Bandeira, que representou a Câmara de Vereadores, e Nilva Toledo, diretora da APAE e que representou todas as entidades participantes.