O chefe de expediente da Secretaria Municipal de Saúde, Deives Dias de Oliveira, fez a abertura, na tarde desta quarta-feira (15), do 5º Simpósio de Enfermagem e Serviço Social – Olhares do cuidar e social na saúde pública.

Durante a abertura do evento, Deives destacou que a humanização é um tema amplo e complexo e lembrou que a Política Nacional de Humanização vem sendo tratada pelo Ministério da Saúde em todo o país desde o início do ano 2000.

Deives destacou a importância da participação dos trabalhadores da saúde e que o SUS (Sistema Único de Saúde) segue o princípio da equidade “dando mais para quem precisa de mais” e detalhou como é realizado o acolhimento nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) de Piracicaba.

“Já estamos trabalhando e iremos priorizar o treinamento sobre o acolhimento nas unidades da Atenção Básica, porque nem sempre o usuário procura o serviço de saúde para a consulta médica, e muitas vezes a orientação do profissional no acolhimento é um diferencial do atendimento”, disse.

O simpósio foi promovido pela Secretaria de Saúde por meio do NAES (Núcleo de Apoio em Edução em Saúde)