Torcida piracicabana pode acompanhar de perto as performances dos melhores atletas da nova modalidade olímpica; equipe de Piracicaba sagrou-se campeã da categoria 40+ masculina
Centenas de torcedores apaixonados se revezaram entre o Engenho Central e, com a chegada da chuva, o Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas para prestigiar 370 atletas da mais nova modalidade olímpica em uma das etapas do Challenge Internacional VI, promovido pela ANB (Associação Nacional de Basquete 3×3). A etapa em Piracicaba foi realizada com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).
O prefeito Luciano Almeida esteve presente, na manhã de ontem, domingo, 27/08, para prestigiar as partidas do Basquete 3×3. Ele entregou as medalhas para duas categorias e até arriscou alguns arremessos em uma das quadras montadas no Engenho Central.
“A gente sabe da importância do Engenho Central para a cidade e por isso ficamos satisfeitos em trazer uma competição de grande relevância como o Challenge Internacional 3×3. Essa competição é uma maneira de incentivar as crianças a buscarem a prática saudável do esporte”, ressaltou Luciano Almeida.
Em quadra, atletas das 92 melhores equipes do país competiram em diversas categorias em busca das últimas vagas válidas para a decisão da temporada do Challenge Internacional, que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, em Capivari de Baixo (SC), além de servir de classificação para a final do torneio promovido pela ANB.
E para não dizer que o município de Piracicaba ficou apenas na torcida, a equipe prata da casa, capitaneada pelo ex-jogador do Basquetebol do XV de Piracicaba, Douglas Grokala Gorauskaus, de 40 anos, sagrou-se campeã da categoria 40+ masculina.
Após a vitória e já com o troféu em mãos, o atleta disse que era uma felicidade encerrar a fase classificatória da temporada em Piracicaba, jogando diante da torcida. “É sempre um privilégio jogar casa, principalmente com a conquista do título.”
Quem também estava feliz em conquistar o título em Piracicaba era a atleta Júlia Carvalho, de 35 anos, que defendeu o basquetebol feminino do XV de Piracicaba em meados dos anos 2000. A sua equipe, da cidade de Santos, terminou a competição com a medalha de ouro da categoria adulto feminina.
“Foi muito bom voltar a Piracicaba, num espaço lindo como o Engenho Central. Sou muita grata pela cidade e pela modalidade que ao longo de minha vida me permitiu viajar, fazer intercâmbio e cursar uma faculdade. Hoje, com minha filha Bela, de três anos, faço questão de incentivar a prática do esporte, que é saudável em todos os sentidos”, ressalta Júlia.
INTERNACIONAL – O Challenge Internacional acontece na cidade de Capivari de Baixo, Santa Catarina. Este é um projeto de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Diamante Geração de Energia, Multiplan e Hyundai, com apoio da empresa de materiais esportivos Wilson e Prefeitura de Capivari de Baixo, com chancela da FPB, FCB, CBB e FIBA3x3.
RESULTADOS:
Sub15 Masculino
CML/SMEL/GUARANI
São Paulo DC
Atomic-Smel_Mogi
Sub18 Feminino
UnimedCampinasCohab
Ilhabela
AEEA / LADIES BASQUETE
Sub18 Masculino
Derosis / Fupessantos
ASP Don Rafaello
AEEA / Fênix Atitude
Sub23 Feminino
São Paulo DC
Ilhabela
UnimedCampinasCohab
Sub23 Masculino
ASP Decathlon
São Paulo DC
SPDC
Adulto Feminino
De Rosis / Fupes / Santos
UnimedCampinasCohab
UD Power
Elite Masculino
São Paulo DC
Praia Clube
De Rosis / Fupes / Santos
Open Masculino
São Paulo DC
Maracaí Basquete
AEEA / Fenix Atitude
+40 Masculino
UD Piracicaba
Los 3x Aclimação