O Diretor-Presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), João Chaddad, afirmou na noite de ontem, em apresentação do Plano Diretor na sessão ordinária da Câmara, que o Plano que deve ser aprovado em outubro, tem caráter inovador e orientador e também apresentou os desafios da cidade e que o Plano pretende enfrentar.

Chaddad listou como grandes desafios das cidades a habitação, mobilidade, poluição, esgoto, lixo e áreas verdes – APPs (Áreas de Preservação Permanente). O presidente lembrou que a cidade, hoje, tem problemas como agressão ao meio ambiente, vazios urbanos, expansão urbana desordenada, segregação sócio-territorial, loteamentos clandestinos e irregulares e setenciou que o Plano foi elaborado, focando o respeito ao meio ambiente.

Durante a explanação, Chaddad explicou que os Planos Diretores que estão sendo revisados ou elaborados por todo o Brasil, guardarão muitas semelhanças porque devem seguir as premissas do Estatuto da Cidade.

Sobre o caráter inovador, Chaddad setenciou que o PDD analisa e aceita a cidades com todos os seus desafios; propõe o macrozoneamento, que propõe restrições de adensamento de acordo com as condições de infra-estrutura instalada e fragilidade ambiental, com novos cirtérios de expansão e desenvolvimento da cidade; aumenta a participação da população, utiliza instrumentos jurídicos para disciplinar o uso do solo.

Sobre o caráter orientador, o presidente afirma que o Plano dará diretrizes de crescimento para a cidade.