Aproximadamente 25 mil pessoas que vivem na Chácara Nazareth II e bairros vizinhos contarão com um varejão e centro social, que será construído pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema).

Prevista para ser iniciada no início deste mês de fevereiro, a obra deve ser concluída no final deste ano. O investimento aproximado é de R$ 220 mil. A construção, na rua Nestor Tedesco com a rua Sebastião Ezequiel de Paula e avenida Pio Sbrissa, terá 315 metros quadrados e será executada por mão de obra própria da Sema.

Com o novo equipamento, a expectativa é comercializar 3 toneladas de hortifrútis por semana. Estão instalados hoje, no município, 29 varejões que comercializam 12 mil toneladas de hortifrútis por ano.

O novo espaço integra a filosofia da Sema, que é de construir equipamentos que não sejam somente direcionados para a venda de produtos. Os últimos varejões foram arquitetados para funcionar também como equipamento social para diversas atividades, como cursos, práticas esportivas e bailes.

O bairro Nazareth II tem recebido atenção especial da atual administração. Recentemente foi entregue àquela comunidade a academia de ginástica ao ar livre. No local funciona ainda o campo de futebol e o parque de lazer. Com a instalação do varejão, o espaço se transformará em complexo de lazer, social e de abastecimento.

O secretário da Sema, Waldemar Gimenez, diz que a construção segue o padrão dos demais varejões municipais, com galpão de comercialização, sanitários masculino e feminino – e adaptados para pessoas com deficiência, sala de administração e cozinha. "Além de economizar, a população do Nazareth II e bairros adjacentes, poderá fazer as compras com maior comodidade, em um ambiente coberto e adequado para este tipo de serviço”, afirma.

Gimenez lembra que os preços e a qualidade dos produtos comercializados no varejão são controlados pelos agentes de abastecimento da Sema e a comercialização é feita por pequenos produtores do município e permissionários, que buscam os seus produtos direto na roça ou nos entrepostos dos Ceasas de Campinas e de Piracicaba, conseguindo, assim, praticar preços menores.

Área onde será construído novo varejão, que terá 315 metros quadrados