Juliana Calligaris ministrará o curso Interpretação - Rasaboxes a partir de outubro

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba), em parceria com a Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), abre vagas gratuitas para mais um curso de formação de ator, chamado Interpretação – Rasaboxes, que acontece em quatro encontros na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Interpretação – Rasaboxes será ofertado às segundas-feiras, de 2/10 a 30/10, das 19h às 22h, com coordenação de Juliana Calligaris.

As inscrições devem ser feitas por meio do link https://forms.gle/rVLX3oTKKr9UHAVG8. As vagas são limitadas e a presença em todos os encontros é obrigatória. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, até completar o número de vagas disponíveis (40). A idade mínima para participar é 16 anos.

Os exercícios do método Rasaboxes, criado na década de 1990, nos Estados Unidos, visam a expressão pessoal e muito singular por meio de desenhos, respiração, gesto, atuação e vocalização, até combinações complexas realizadas por várias pessoas simultaneamente.

Os exercícios são psicofísicos, segundo Juliana Calligaris: da composição do corpo e orientação da respiração, o trabalho leva a exercícios de som e movimento, podem-se usar adereços, figurinos e canções. Em cada oficina, novos meios de acesso de expressão das emoções são descobertos pelos participantes.

Graduada em Filosofia e Artes Cênicas pela Unicamp e pós-graduada em Simbologia Teatral pela ECA-USP, Juliana Calligaris é atriz, diretora, professora e pesquisadora teatral. Atualmente cursa o mestrado em Linguística na Unicamp, com foco em teatro e semiótica.

O primeiro curso oferecido pela parceria foi Improvisação Cênica, de 28/8 a 25/9, com coordenação da artista Vivian Trivelin.

SERVIÇO – Curso de Interpretação – Rasaboxes. No Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277). Inscrições pelo link https://forms.gle/rVLX3oTKKr9UHAVG8. Informações: 3403-2601.