Cesm completa 30 anos com 1.200 atendimentos por mês
Centro Especializado em Saúde da Mulher oferece diferentes linhas de cuidado

O Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), departamento da Secretaria Municipal de Saúde, completa 30 anos em setembro. Com 1.200 atendimentos realizados mensalmente, o Centro, localizado na rua Santa Cruz, 2.043, tem diferentes linhas de cuidado, como o planejamento familiar, atendimento multiprofissional da saúde da mulher, ações de combate e prevenção de violências relacionadas a gênero, ações para adolescentes até 19 anos (meninos e meninas), acompanhamento em oncologia feminina para casos de câncer de colo de útero e de mama, pré-natal, além de suporte para as unidades básicas de saúde nestes atendimentos.
Marcela Buoro, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, explica que as diferentes linhas de cuidado foram planejadas para garantir acesso aos serviços e com base nas legislações vigentes referentes à saúde da mulher, de acordo com o preconizado na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Panaism)
“Ao longo dos 30 anos, muitos processos de trabalho foram melhorados e ampliados resultando em uma nova carta de serviços à disposição da população e dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde de Piracicaba, atendendo as linhas de cuidado com o objetivo de garantir a saúde integral da mulher”, explicou Marcela.
SAÚDE DA MULHER EM FOCO – A saúde da mulher sempre esteve no foco da gestão municipal, que priorizou exames preventivos, com a oferta de exames de mamografias e ultrassons. Duas carretas instaladas na Estação da Paulista em março deste ano realizaram 18.477 atendimentos.
PLANEJAMENTO FAMILIAR – Nesta terça-feira, 16/09, um grupo de pacientes que foi ao Cesm em busca de laqueadura, ouviu informações da coordenadora Marcela, da assistente social do Cesm/ Casap (Centro de Atenção a Saúde do Adolescente de Piracicaba) Larissa Bedo e da enfermeira Eliane Guedes.
Marcela disse que entre as funções do Cesm estão o acompanhamento de pacientes que apresentam alguma alteração nos exames de Papanicolau e mamografia (oncologia feminina), atendimento aos adolescentes de 12 a 19 anos e do planejamento familiar que conta com a laqueadura e vasectomia – procedimentos de esterilização definitiva – e oferta do DIU (Dispositivo Intrauterino), método contraceptivo reversível e de longa duração, inserido no útero, pílulas e métodos injetáveis para a prevenção de gravidez não planejada.

DECIDIDAS – Lucinéia Melo, 42 anos e moradora da Vila Cristina, estava no Cesm em busca da laqueadura. Com 18 semanas da sétima gestação, espera conseguir realizar o procedimento após o parto. “Tenho uma filha autista que exige cuidados especiais e não dá para eu ficar de resguardo duas vezes, por isso quero aproveitar o parto para realizar a cirurgia”, disse.

Com a filha Antonnella, de 7 anos, Nayara Freitas, de 29 anos, que também é mãe de uma menina de 5 anos, foi ao Cesm em busca da laqueadura. “No posto me orientaram. Gostei de vir aqui porque informam bastante”, disse ela, moradora do bairro Jaraguá que está com 13 semanas de gestação. “Estou certa desta decisão”, disse a respeito da laqueadura, que é irreversível.

