A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), realizou hoje, 18/12, a cerimônia de entrega dos resultados do Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040, com todos os levantamentos e sugestões obtidos após oficinas e reuniões com conselhos e sociedade civil. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (SME) e reuniu secretários e representantes da sociedade civil.
O prefeito Luciano Almeida, que deu início à apresentação, ressaltou que o Pira 2040 é, agora, uma ferramenta disponível para que todos possam participar e acompanhar a evolução dos indicadores estabelecidos pelo plano. “Nosso intuito era o de fazer o planejamento estratégico de forma eficiente e ordenada. Foi uma ação complexa porque incluiu uma sociedade inteira com diferentes objetivos e ideologias, mas com o objetivo único de estabelecer indicadores que devem ser alcançados nos próximos anos. E o resultado é garantir uma cidade melhor, com mais qualidade de vida. O que fizemos hoje é a introdução de uma nova ferramenta, que se retroalimenta, para o poder público e sociedade conhecerem os indicadores e, a partir disso, acompanhar se aquilo que está sendo planejando está sendo feito de forma correta”, explicou.
O escopo e o cronograma do Plano englobou a formação de grupo de acompanhamento e pesquisa, diagnóstico municipal, estruturação do planejamento estratégico e apresentação oficial do plano. Para percorrer todas as etapas, o Pira 2040 fez dois ciclos de encontros de alinhamento, sendo o primeiro com oito entidades e 16 conselhos em 11 reuniões, e o segundo duas reuniões e uma oficina.
A apresentação do plano final foi ministrada por José Roberto dos Santos, consultor da Fundação Instituto de Administração (FIA), que foi a entidade responsável pela elaboração do escopo do plano e realização das oficinas e reuniões.
“Quando falamos de fazer um plano estratégico temos de somar mais alguns elementos. Em Piracicaba, que é uma cidade dinâmica, temos um corpo qualificado de gestores públicos, temos lideranças na sociedade, empresariado e conselhos participativos. Isso é um diferencial porque, com uma ferramenta como o Pira 2040, o nível de cobrança sobe. Por isso, era necessário elaborar um planejamento que não fosse engessado mas que também não colocasse um horizonte, mas uma proposta que modela e coloca uma base mais técnica naquilo que nasceu da sociedade”, destacou Santos.
A secretária de Finanças (SemFi) e atual ordenadora de despesas da SemGov, Telma Trimer, completou a apresentação destacando que o mais importante agora é que todos os setores se engajem para alcançar os indicadores. “Parece óbvio falar em planejamento estratégico para a gestão pública, mas é muito difícil. Para a elaboração do Pira 2040 foram realizadas muitas reuniões, a sociedade se envolveu e colaborou e, daqui pra frente, fica esse trabalho de seguir as metas e nossos indicadores para conquistar uma cidade mais sustentável, com mais qualidade de vida, que se preocupa com o seu bem-estar, saúde e meio ambiente”, finalizou.
PLANEJAMENTO DE FUTURO – O Pira 2040 foi lançado em junho deste ano com o intuito de elaborar o planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados nos próximos 16 anos. Além disso, visa atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU e também considera mudanças de cenário ocorridas na cidade nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.
Os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico são: fomentar o debate amplo na sociedade de Piracicaba, estimulando a interlocução entre diferentes setores e a administração pública; traçar cenários de futuro que orientem discussões no médio prazo e a revisão de planos setoriais e planejamento orçamentário; prover instrumentos adicionais de gestão que otimizem a transparência e o controle social e os resultados da aplicação de recursos; e orientar os próximos passos do planejamento municipal através de diretrizes alinhadas com a visão de futuro e objetivos estabelecidos.
Além disso, o conceito aplicado no Pira 2040 abrange a definição participativa de Visão de Futuro para a cidade, bem como os objetivos de longo prazo. Considera também a definição de eixos para o planejamento por meio da indicação de diretrizes e projetos relevantes e o aumento da eficiência da gestão pública a partir das metas.
A visão de futuro estabelecida é a de que a Piracicaba de 2040 “será inovadora em economia e políticas públicas, sustentável e resiliente na preservação do seu patrimônio ambiental e um excelente lugar para morar e investir, ampliando as conquistas em sua gestão participativa”.
As dimensões de desenvolvimento firmadas foram distribuídas em cinco eixos. No eixo Territorial, as dimensões são mobilidade, habitação e ocupação urbana; enquanto isso, no eixo Bem-Estar estão esporte, lazer e cultura. Já no eixo Social, entram assistência social, saúde, educação e emprego; no eixo econômico estão disponibilidade fiscal, atração de investimentos, empreendedorismo e geração de emprego e renda. Por fim, no eixo Meio Ambiente, as dimensões são recursos hídricos, cobertura vegetal, saneamento e resíduos sólidos urbanos e mudanças climáticas.
Dessa forma, os escopos realizados para o Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040 foram diagnóstico com a definição das variáveis e indicadores; cenários desejados e visão de futuro; definição de diretrizes, metas e indicadores; consolidação da visão de futuro e objetivos estratégicos; e painel de monitoramento.
Todos os materiais elaborados e detalhamento das etapas podem ser conferidos no site do Pira 2040: https://piracicaba.sp.gov.br/pira2040.