A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), realizou na segunda-feira, 16/12, o descerramento de placas das pontes do ribeirão da Jibóia, localizadas no bairro de mesmo nome, na estrada PIR 296. As estruturas representaram o trabalho de reforma e reconstrução de 52 pontes nos quatro anos – 2021 a 2024 – da Administração. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Luciano Almeida, a secretária da Sema, Nancy Thame, equipe da Sema, responsável pela reconstrução e conservação de pontes e estradas, e produtores rurais.
O prefeito Luciano Almeida parabenizou a todos e destacou a importância da construção e conservação das pontes e estradas na Zona Rural. “Piracicaba, sendo uma cidade principalmente rural, temos que incentivar a produção e o escoamento dos produtos, dando condições para a venda também. A Sema trabalha com qualidade para deixar tudo na mais perfeita condição. Nosso município é um dos melhores para se viver no Brasil, pois aqui trabalhamos juntos e assim conseguimos realizar ações relevantes”, ressaltou o prefeito.
O programa de manutenção de pontes e estradas é bastante desafiador, pois o serviço da equipe da infraestrutura é constante e de esforço diário, explicou a secretária Nancy Thame. “Esse é um momento de entusiasmo, onde trabalhamos em conjunto, fortalecendo parcerias para a busca de soluções. Assim, conseguimos caminhar com êxito. Hoje temos a alegria de registrar esse momento, com a entrega das pontes do Ribeirão da Jibóia, simbolizando o trabalho de toda equipe da Sema. Agradecemos ao prefeito Luciano Almeida que sempre apoiou nosso trabalho”, destacou Nancy.
“Agradecemos ao prefeito e à secretária, pois os trabalhadores da área rural são dedicados e tivemos toda atenção da Sema para a reconstrução de pontes, o que nos traz a possibilidade de transitar com segurança, não só para atender o escoamento da produção, mas também para a população em geral, pois aqui, por exemplo, circulam também o ônibus escolares”, disse o agricultor Odair Novello.
Segundo o agricultor Pedro Polizel a manutenção das estradas coordenada pela Sema fez toda diferença nestes últimos quatro anos. “Conheço estas estradas há 60 anos e com as chuvas, essas estradas e pontes precisam de manutenção periódica e a secretaria cumpriu bem este trabalho nesta gestão”, declarou.
MANUTENÇÃO – A Sema é responsável pela manutenção e conservação diária de 811 quilômetros de estradas rurais. Para isso, existe o Programa Municipal de Perenização de Estradas Rurais, que tem por objetivo manter a trafegabilidade das estradas, garantindo o escoamento da produção agropecuária e a mobilidade da população. Todas as estradas receberam materiais e manutenção nestes quatro anos. Além das reconstruções e reformas de 52 pontes, no período 2021-2024, foi realizada a manutenção de estradas em 127 bairros rurais.