21 Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu inscrição de 1.631 trabalhos

A cerimônia de premiação do 21º Salãozinho de Humor de Piracicaba acontece quinta-feira, 12/10, feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e Dia das Crianças, a partir das 15h, no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central. A entrada é gratuita.

O Salãozinho de Humor é dividido em duas categorias: 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Em cada categoria são premiados três trabalhos (1º, 2 e 3º lugares). Os prêmios são dados pelo Instituto Arcor.

Neste ano, o Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu inscrição de 1.631 trabalhos. Das 112 obras selecionadas para a exposição, 67 delas são de autoria de estudantes com idades entre 7 e 10 anos e as demais 45 foram produzidas por alunos de 11 a 14 anos.

O Salãozinho integra a programação oficial do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

“O Salãozinho chega aos 21 anos como um dos grandes eventos de humor gráfico voltado às crianças. Mas não são só as crianças que fazem o Salãozinho ser esse sucesso. Por parcerias com a Secretaria Municipal da Educação, entidades como o Sesc Piracicaba e Instituto Arcor, treinamos professores no projeto Humor na Sala de Aula e é ali que tudo começa: os professores são equipados e trabalham com os alunos em sala de aula, que produzem os trabalhos para a mostra. Além disso, outras escolas de ensino básico, fundamental e escolas de desenho de outras cidades e até estados já têm em seu calendário o Salãozinho de Humor, e de lá vem muitos trabalhos que acabam sendo premiados”, fala o diretor do Salão, Junior Kadeshi.

Entre os trabalhos selecionados estão desenhos e esculturas enviados por alunos de escolas de Piracicaba, Mogi Mirim, Rio Claro, Vinhedo, Ipeúna, Búzios (Rio de Janeiro), entre outras cidades. Os principais temas abordados nas obras enviadas neste ano são meio ambiente, personagens de animes e jogadores de futebol.

Os júris de seleção e de premiação do 21º Salãozinho de Humor de Piracicaba foram o cartunista Erasmo Spadotto, ex-diretor do Cedhu, e a pedagoga Fernanda Schmidt.

SESSÃO DE CINEMA – Após a premiação do 21º Salãozinho de Humor, ainda na quinta-feira, o anfiteatro do Armazém 14 abriga, às 19h, a sessão de cinema com desenhos clássicos e propagandas antigas, que ocorreria no último sábado, 7/10, e foi cancelada devido à forte chuva que houve naquele dia. Serão exibidos desenhos como Pedro e o Lobo e O Aprendiz de Feiticeiro, ambos da Disney, além de anúncios comerciais raros, inclusive alguns veiculados em 1973, às vésperas do nascimento do Salão de Humor, como os das marcas Atma, Taly-ho, Adidas, Calcigenol e Colgate. Todo o acervo de vídeos pertence à produtora Cine 16.

SERVIÇO – Cerimônia de premiação do 21º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Quinta-feira, 12/10, às 15h, no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615 e www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Visitação presencial até dia 29/10, no Armazém 14, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.