O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) irá receber na noite de hoje (7), na Câmara de Vereadores, uma moção de aplausos pelos seus 10 anos de atuação. Criado inicialmente como Ambulatório de Saúde do Trabalhador, em 1992, o órgão é referência na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e tem atuação em 14 municípios da região.
O órgão foi transformado em Programa de Saúde do Trabalhador em 1997, com a municipalização da Vigilância Sanitária, e passou a atuar na inspeção de ambientes de trabalho amparado em legislação municipal.
A responsabilidade do Cerest inclui a fiscalização de processos de trabalho que expõem a riscos os trabalhadores formais e informais e as ações seguem as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os focos são as empresas dos setores de papel e papelão, metalurgia, têxtil, alimentos, açúcar e álcool, químico, construção civil e prestação de serviços.
No que tange à reabilitação profissional, o Cerest acolhe os trabalhadores vítimas de doenças profissionais, encaminhando-os para a rede municipal de saúde, ou ainda serviços privados, convênios ou sindicatos para assistência médica e a realização de atendimentos em serviços como a Central de Ortopedia e Traumatologia (COT), Central Municipal de Fisioterapia, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre outros.