O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Piracicaba foi tema da tese de mestrado de Honasses Guardiola David, aluno de pós-graduação da Fundacentro. Em seu trabalho, defendido em dezembro, David abordou a divulgação das ações do órgão na imprensa piracicabana.

A banca foi composta pelos professores e doutores Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) e Ricardo Luiz Lorenzi, da Fundacentro/SP. José Marçal Jackson Filho, da Fundacentro/RJ, foi o orientador e Eduardo Garcia Garcia, da Fundacentro/SP, co-orientador do projeto.

“A comunicação promove as mudanças de atitudes e um olhar mais atento à saúde da sociedade, sobretudo, em assegurar a saúde do trabalhador. A escolha pelo Cerest de Piracicaba se deu pelo fato de apresentar visibilidade de estratégia com a vigilância”, disse o mestrando.

A pesquisa levou em conta o material publicado entre anos de 2007 a 2012 nos três jornais de Piracicaba – Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba e Tribuna Piracicabana. No total, 257 notícias foram analisadas. “Os textos mais frequentes são os informativo-descritivos, que representam 90% do total. Outros 10% destinam-se aos textos opinativos como editoriais, cartas de leitores e outros”, destaca David.

Sobre os eixos de atuação, o maior percentual (38,5%) é de notícias sobre vigilância em saúde do trabalhador. Outros 37,4% correspondem a eventos realizados pelo Cerest, enquanto o percentual de divulgação de dados sobre ST (Sivat) é de 11,7%.