Cerest Piracicaba capacita profissionais em análise e prevenção de acidentes de trabalho
Formação regional promovida em parceria com o Estado apresentou modelos de análise, estudos de caso e integração entre instituições para fortalecer a saúde do trabalhador
Análise e Intervenção em Acidentes de Trabalho foi o tema da capacitação promovida pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Piracicaba, em parceria com o GVS (Grupo de Vigilância Sanitária) XX, entre os dias 17/10 e 05/12. Ao todo, foram realizados cinco encontros, totalizando 30 horas de formação para profissionais das Vigilâncias em Saúde dos municípios de Águas de São Pedro, Araraquara, Araras, Charqueada, Conchal, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Carlos.

O foco principal foi a qualificação para uma atuação preventiva e voltada à promoção da saúde do trabalhador. O percurso formativo aprofundou conhecimentos sobre ferramentas, instituições e modelos de investigação de acidentes relacionados ao trabalho — tema abordado pelo professor Rodolfo Vilela, que apresentou a base conceitual do Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (MAPA).
A procuradora do Trabalho da 15ª Região, Luana Vieira Leal, também participou da capacitação. Ela destacou a importância da articulação entre as instituições de defesa e cuidado à saúde do trabalhador, apresentando as atribuições e possibilidades de atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Na mesma linha, Antenor Varolla, auditor fiscal aposentado, explicou o funcionamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e apresentou um estudo de caso.
A formação foi concluída com a apresentação de casos reais investigados pelos profissionais participantes. Os relatos possibilitaram troca de saberes, análise coletiva e revisão de acidentes — alguns deles fatais — que marcaram a trajetória de trabalhadores e trabalhadoras da região.
Os participantes ressaltaram que oportunidades de encontro e partilha fortalecem a construção de Vigilâncias em Saúde mais qualificadas, que aprendem umas com as outras.
Para o técnico de segurança do trabalho do Cerest Piracicaba, Daniel Sanches, a capacitação ampliou perspectivas:”A formação trouxe um olhar mais amplo sobre questões relacionadas à saúde e segurança do trabalhador. A discussão de casos, as condutas de outras regionais e o tempo investido foram pontos essenciais. A diversidade de profissionais e a experiência de cada um contribuíram significativamente para encontros ricos em conhecimento, aprimoramento profissional e ampliação da rede de relacionamentos.”
Os resultados positivos da capacitação fortalecem o compromisso do Cerest Piracicaba em promover novos percursos formativos em 2026, reafirmando o papel do município como referência regional em saúde e segurança do trabalhador e da trabalhadora.