O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba) realiza na terça-feira, 17 de março, uma orientação aos proprietários de postos de combustíveis do município e da microrregião. Durante o encontro, realizado das 8h às 12h na Câmara de Vereadores, será apresentada a campanha “Não passe do limite”.
Criada pela Secretaria de Saúde do Estado, a campanha visa a conscientizar proprietários de estabelecimentos, frentistas e consumidores a abastecerem o tanque dos automóveis somente até o travamento automático da bomba.
De acordo com a Pasta, a ação evita danos à saúde do consumidor e, principalmente, do frentista, além da contaminação do meio ambiente, danos ao veículo e desperdício de combustível.
O material que será distribuído no encontro alerta que, no curto prazo, a gasolina e seus vapores podem causar dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, irritação das vias respiratórias, pele e dos olhos, além de sonolência e vertigem.
No longo prazo, os vapores provocam danos ao Sistema Nervoso Central (SNC), ao fígado e ao sistema sanguíneo e podem provocar câncer, defeitos genéticos e prejuízos à fertilidade e ao feto. “A gasolina pode levar à morte caso seja ingerida e penetre nas vias respirtatórias”, alerta Clarice Bragantini, coordenadora do Cerest.
Regulamentada pelo decreto 15.907 de 14 de novembro de 2014, a lei nº 7.951, de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva proíbe que os postos permitam o preenchimento dos tanques de combustíveis dos veículos após o travamento automático da bomba.
O evento tem apoio do Cerest, Centro de Vigilância Sanitária, Coordenadoria de Controle de Doenças e da Rede Estadual de Saúde do Trabalhador.