O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (CIST) realizaram na última segunda feira, 07, a 2º WEB Conferência da Rede do Saber, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, sobre Segurança e Saúde do Trabalhador na Escola (SST na Escola). O projeto tem como objetivo levar informações sobre o mundo do trabalho para crianças e adolescentes e inserir a temática na grade de ensino.

Na oportunidade, também foi lançado o II Concurso Cultural de Redação, coordenado pela Escola Criar – Redação de Piracicaba e Cerest. Este ano, os alunos foram convidados a escrever um texto sobre o tema: Como promover a cultura de prevenção de acidentes de trabalho na sociedade contemporânea? Podem participar todos os alunos da Rede Pública Estadual do Fundamental II e Ensino Médio. As redações devem ser enviadas, por intermédio dos seus professores, para a Diretoria Regional de ensino – Piracicaba, até o dia 29 de setembro. As dez melhores redações serão premiadas no mês de outubro, como parte das ações do Dia Nacional de Segurança e Saúde na Escola.

Segundo Helder Prado, fisioterapeuta/ergonomista do Cerest, o número de crianças e adolescentes trabalhando de maneira informal e sofrendo acidentes ainda é grande no município. Em 2015 e 2016 foram quase 200 acidentes envolvendo menores de idade, registrados pelo Sistema de Vigilância em Acidentes de Trabalho (SIVAT), da Secretaria Municipal da Saúde. "Alguns destes acidentes foram graves e deixaram sequelas para o resto da vida", ressalta Prado.

Assim, uma das preocupações do Cerest é promover e desenvolver ações para a erradicação do trabalho infantil bem como a informação de jovens para a entrada legal e segura no mercado de trabalho.

O Projeto SST na Escola tem então, ao longo destes últimos três anos, envolvido professores e alunos, levando palestras, capacitação e informações sobre Segurança e Saúde, objetivando a conscientização sobre a importância de uma cultura de saúde e segurança no trabalho. A participação na Web conferencia agiliza e leva a mais alunos e professores estas informações.