O domingo de sol foi o convite para que cerca de mil pessoas, segundo a organização, fossem à Piscina Municipal Samuel de Castro Neves. Logo cedo começaram as competições do I Festival de Natação Maria das Graças da Silva (Baia). 380 atletas, com idade a partir de 7 anos, de nove academias da cidade e região participaram no torneio, que não cobrou nenhuma taxa de inscrição.

As provas foram divididas por idade. Os iniciantes de 7 a 10 anos nadaram 25m com pranchinha. Os competidores com até 13 anos fizeram 25m de crawl, assim como os com mais de 46. Atletas entre 14 e 45 anos percorreram 50m nadando crawl. Houve ainda a prova de revezamento absoluto, para todas as idades. Todos os participantes da iniciante, assim como os três primeiros de cada categoria, ganharam medalhas.

O objetivo do festival foi incentivar a prática da natação entre os que já competem e para quem tem interesse pelo esporte. Além disso, visava oferecer entretenimento, lazer e atividades físicas para os nadadores e seus familiares, assim como fazer a socialização entre os alunos das academias participantes.

HomenagemO nome do festival é uma forma de homenagear a atual administradora da Piscina Municipal, Maria das Graças da Silva, mais conhecida como Baia. Em 2010 ela completou 28 anos de serviços prestados à Prefeitura de Piracicaba, sempre com luta e dedicação para a reformulação da estrutura da piscina, conquistando muitos benefícios para as pessoas que frequentam o local.