O encerramento do projeto Mentes de Aço, promovido pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e o Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (INEEC), ocorreu hoje, segunda-feira, 27/11, na Escola Municipal Prof. Santo Granuzzio, situada no Bairro Parque Chapadão. Durante o evento, os alunos e a comunidade tiveram a oportunidade de participar de uma partida de xadrez e aprofundar os conhecimentos sobre o esporte.
Ao todo, 896 estudantes dos 4º e 5º anos de sete escolas da rede municipal de ensino participaram do projeto, que teve início em maio deste ano e tinha como objetivo disseminar a prática do xadrez nas escolas públicas municipais.
A iniciativa abrangeu a capacitação de educadores e a realização de oficinas da modalidade para os alunos, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, escolar, social e esportivo. Essa abordagem visava aprimorar a capacidade de concentração, além de desenvolver o raciocínio lógico, estratégico e matemático dos participantes.
“O projeto fortaleceu a prática do esporte da mente, contribuindo para a expansão do desenvolvimento intelectual, escolar, social e esportivo. Acreditamos que, ao ocupar de forma saudável o tempo dos jovens, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou Maria Aparecida Vila Nova, uma das coordenadoras do projeto.
Além disso, Maria Aparecida destacou que os estudantes envolvidos no projeto receberam cartilhas e um jogo de xadrez para dar continuidade à prática do esporte.
“A prática do xadrez esportivo possui grande valor pedagógico. Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas também a possibilidade concreta de desenvolver o raciocínio lógico, estratégico e matemático, contribuindo diretamente para a formação do ser humano e fomentando hábitos saudáveis”, comentou o secretário municipal da Educação, Bruno Roza.