Público da Conferência de Assistência Social
Com o tema Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social reuniu cerca de 400 pessoas nos dias 29 e 30/6. A conferência aconteceu na Fundação Municipal de Ensino (Fumep) e contou com grande participação social.
Apresentação Centro Dia Crescer
Na abertura do evento, a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP), com regência do maestro Ivan Bueno, apresentou repertório com vários estilos musicais e na sequência, os usuários do Centro Dia Crescer deram show de alegria e talento, com coreografias de dança.
A secretária da Smads, Euclidia Fioravante durante fala na mesa de abertura da Conferência
Euclidia Fioravante, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), encantada com as apresentações falou sobre a alegria que sentiu com a participação das pessoas com deficiência. “Este é um momento de conferência das conquistas na área da assistência social e de debate daquilo que ainda temos a alcançar no município. Piracicaba já avançou muito e um exemplo disso é a estruturação da vigilância socioassistencial – uma demanda requerida na conferência de 2014, que nos dará subsídios para as ações da Política de Assistência Social”.
Rosimeire Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social
Rosimeire Aparecida de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) fez uma breve apresentação das pré-conferências, explicando a importância do evento para a participação social da sociedade civil, trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e poder público. “Este é um dos caminhos para chegarmos à reconstrução do SUAS”.
Luciano Almeida, prefeito, durante fala na mesa de abertura da Conferência de Assistência Social
O prefeito Luciano Almeida também marcou presença e ressaltou a importância dos dados para melhor entendimento do perfil das famílias do município, “para redesenhar as políticas públicas e atender as prioridades que temos, por isso é importante que desse momento de conferência saiam boas propostas”, disse.
Ainda no primeiro dia de conferência, os participantes acompanharam a apresentação da evolução do SUAS no município, realizada pelo cientista social da Smads, Fernando Camargo. Entre os avanços, Fernando destacou a execução de 55% das proposituras apontadas na última conferência de Assistência Social, realizada em 2021. "Além do município caminhar para a aplicação dessas propostas, podemos destacar também, as conquistas da área, como a nova sede da Smads, as reformas dos Cras e Creas, mudança no organograma da secretaria e o banco de dados que está em implementação na vigilância ".
O tema da conferência foi abordado por Abigail Torres, mestre e doutora em Serviço Social que discorreu sobre a importância da participação social. "Quando a população não participa da política, a qualidade dela é insuficiente, por isso, conferência é lugar de escuta das pessoas e serve para mostrar força, fazer pressão sobre o governo para fazer aquilo que é prioridade, além de avaliar aquilo que já existe, conforme a diferença que está fazendo na vida das pessoas. A qualidade da política pública é medida pelo impacto que ela tem na vida das pessoas, porque a desigualdade gera vulnerabilidade", enfatizou.
Da mesa de abertura, participaram o prefeito Luciano Almeida, o diretor Adriano Camargo, da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), a vereadora Rai de Almeida, representando a Câmara Municipal, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante e a presidente do CMAS, Rosimeire Ap. Oliveira.
Apresentação crianças e idosos do Centro de Convivência Intergeracional
A Conferência da Assistência Social seguiu com os trabalhos durante todo o dia de hoje, sexta-feira, 30/6, com apresentação de crianças e idosos dos Centros de Convivência Intergeracional Algodoal e Bosques do Lenheiro e discussão dos cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços; programas e projeto; benefícios e transparência de renda, para elaboração e votação das propostas.
A Conferência tem realização do Conselho Municipal da Assistência Social e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).