O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou, com os usuários do serviço, oficina sobre a vida nas ruas, suas facilidades e dificuldades.

A atividade que teve início com a canção de Geraldo Vandre, “Pra não dizer que não falei das flores”, propôs roda de conversa sobre o tema, discussão e sugestões. Durante a atividade, os usuários apresentaram as questões facilitadoras que sugerem as ruas como um “bom” lugar para se viver. Entre as questões, foram relacionadas: doação de comida, dinheiro e roupas, uso de álcool e outras drogas.

Para o artista de rua e usuário do serviço, Paulo Pinto, também existem dificuldades nas ruas como o julgamento da sociedade, a guarda de pertences e as brigas.

O Centro Pop oferece aos usuários, pelo menos duas vezes por mês, atividades direcionadas às políticas da Assistência Social que regem os serviços para essa população. Cada oficina realizada aborda um tema específico, visando colaborar para a reflexão da situação de rua.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, essas oficinas fortalecem os vínculos dos usuários e profissionais do serviço. “Esse fortalecimento contribui para um melhor desempenho do trabalho realizado no Centro Pop que tem o objetivo de resgatar as relações comunitárias e familiares”, explica.

De janeiro a dezembro de 2014, o serviço atendeu em média, 50 pessoas/mês. Essas pessoas utilizam-se do serviço através do encaminhamento da equipe do Serviço Especializado de Abordagem de Rua (Seas), através da rede de atendimento ou por demanda espontânea. O Seas atua de segunda a sexta-feira em vários pontos da cidade, atendendo também a denúncias.

O Centro Pop de Piracicaba atende famílias e indivíduos com mais de 18 anos, de ambos os sexos, que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Durante o atendimento são oferecidos acolhida, higiene pessoal, alimentação, escuta qualificada, atendimento psicossocial, encaminhamentos para a rede da assistência social, inclusão no Cadastro Único e documentação.

Centro Pop – Centro de Referência para a População em Situação de Rua