O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), promove todas às quartas e quintas-feiras, oficinas que trabalham o desenvolvimento de potencialidades dos usuários do serviço. Amanhã, dia 27/09, às 13h30, excepcionalmente, acontece a oficina de sabão ecológico e nos dias 28 e 29/09, também às 13h30, de Saúde Mental e uso de substâncias psicoativas e o Projeto Horta, respectivamente. O atendimento à população em situação de rua ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

O objetivo das oficinas temáticas é trabalhar as histórias de vida, cidadania, criatividade, concentração, saúde mental e construção de conhecimento.

A oficina de sabão ecológico será realizada em parceria com a Mirante, visando a produção de sabão a partir do óleo de cozinha. A atividade contribuirá para o conhecimento de uma possível fonte de renda, além de trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente.

No dia 28, acontece a oficina sobre saúde mental e uso de substâncias psicoativas, com atividades de reflexão que visam minimizar os danos causados pelo uso de psicoativos lícitos e ilícitos, buscando a inclusão social e cidadania das pessoas que se encontram em situação de rua. A atividade será desenvolvida com apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Consultório na Rua e Projeto Prevenção na Quebrada, da Caphiv.

Já na quinta-feira, dia 29, será a vez da oficina que dará continuidade ao Projeto Horta realizado com pessoas que se encontram em situação de rua e acessam o serviço. A dinâmica visa trabalhar os conceitos de educação ambiental, o processo de cultivo de alimentos, estimular a adoção de bons hábitos alimentares, entre outros. “A atividade teve início na primeira semana de setembro. De lá pra cá, os usuários do Centro Pop participaram da limpeza do terreno, preparo da terra e do adubo para o plantio de hortaliças, plantas medicinais entre outras”, explicou a coordenadora do Seas, Lígia Angelocci.

O Centro Pop é a porta de entrada da população em situação de rua para a rede socioassistencial. No local há a oferta de café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda-pertences e atendimento técnico, além de encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, contato com serviços de saúde como agendamentos de consultas no Caps AD.