Começaram na manhã de hoje, 1/03, as aulas do primeiro semestre de 2023 no Ciet (Centro Infantil para Educação de Trânsito), que é administrado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). A primeira instituição de ensino a abrir esta temporada de atividades no local foi a Escola Municipal Wilson Guidotti, com 27 alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 9 anos, que puderam aprender sobre segurança no trânsito de forma dinâmica e humanizada.
Larissa Vitoria Lopes aprovou atividades no Ciet; ela fez passeio de buggy com a monitora Janete Gomes Fundado em setembro de 1996, o Ciet, que está situado nas dependências do Parque da Rua do Porto, desenvolve conteúdo pedagógico de ensino seguindo orientações do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, com adaptações à realidade e à necessidade do município. As aulas teóricas trabalham temas como sinalização, meios de transportes, segurança (uso obrigatório do cinto e capacete) e valorização e respeito à vida. Nas aulas práticas, os estudantes, acompanhados de motoristas/monitores, trafegam com buggys na “minicidade” de passeio (na condição de passageiros) e também como pedestres. Nesta “minicidade” há pista com todas as sinalizações, placas indicativas e informativas, semáforos e faixas para pedestres.
Eduarda Vitoria Silva e Willian Rafael Soares passam em faixa de pedestre da minicidade do Ciet Nesta quarta-feira, os estudantes da Escola Municipal Wilson Guidotti foram acompanhados pela professora Isabel Valêncio, 55, que disse ser fundamental a visita dos discentes ao Ciet. “Os instrutores, com muita paciência, passam informações importantíssimas sobre o comportamento que se deve ter no trânsito para evitar acidentes. E o mais interessante é que as crianças corrigem os pais quando percebem algo errado, porque compartilham as situações em sala de aula”, falou a docente. Para o aluno Luciano Eugenio Costa Filho, 9, a manhã visitando o Ciet foi de aprendizagem e diversão. “A gente aprende de uma forma muito legal, vendo coisas reais da cidade, com todos os colegas da classe. E o mais legal é passear no buggy”, afirmou.
Luciano Eugenio Costa Filho durante passeio de buggy na minicidade do Ciet com o monitor Bento Pereira Quem também aprovou a visita foi Larissa Vitoria Lopes, 8. “Aprendi muito. Sobre os significados das cores dos semáforos, que o pedestre não pode atravessar fora da faixa feita para ele e que se não respeitarmos as leis podemos nos envolver em acidentes”, comentou. Conforme o chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, além da participação nas aulas teóricas e práticas no Ciet, os alunos podem continuar aprendendo sobre segurança no trânsito na própria escola onde estudam. “Entregamos aos professores materiais com atividades extras, como jogos dos sete erros e desenhos para pintura, para que o aprendizado seja fixado”, comentou, acrescentando que neste ano o Ciet deve receber estudantes de 45 diferentes unidades de ensino da cidade.
Professora Isabel Valêncio junto de alunas da Escola Municipal Wilson Guidotti O conteúdo da aula na manhã de hoje no Ciet foi passado pela instrutora Eliane de Oliveira. E os monitores acompanhantes nos buggys foram Bento Pereira, Janete Gomes e Milson Santos. ENSINO – Desde o ano em que foi fundado (exceto os de restrição de mobilidade por conta da pandemia da Covid-19), o Ciet recebeu cerca de 250 mil crianças, já que passam pelo local anualmente aproximadamente 10 mil estudantes. “Com o Ciet, nossa tarefa é conduzir a nova geração para uma formação consciente como cidadão, com atitudes e comportamentos de respeito consigo mesmo e com o próximo, tendo criticidade sobre o comportamento correto no trânsito”, explicou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.