Centro Dia do Idoso visita Espaço Aberto
Cerca de 30 idosos, acompanhados das cuidadoras, vão sair das instalações do Centro Dia do Idoso Irmã Maria Luiggia Moschini – serviço mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac) – para uma atividade diferente na próxima segunda-feira.
As 9h da manhã eles irão ao bairro Jardim Oriente para visitar o Espaço Aberto, projeto tocado pela Afasmac, que trabalha com crianças de três a nove anos. No roteiro do encontro, apresentação das crianças para os idosos e entrega de presentes para as crianças feitos pelos idosos durante as atividades no Centro Dia do Idoso e o desfecho será lanche com idosos e crianças conjuntamente.
O objetivo da atividade, conforme explica Magali Santos, coordenadora do Centro, é promover a interação entre gerações. Ela lembra que este encontro intergeracional acontece duas vezes ao ano. Na época de Páscoa são as crianças que visitam os idosos no Centro.
SERVIÇO – O Centro, que tem capacidade para 30 pessoas, tem uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança. Os atendidos podem chegar no espaço das 7h30 às 8h. Neste horário, o café é servido. Às 9h30 há um lanche, seguido de atividades, que podem ser física ou oficinas. Às 11h30 é servido o almoço, seguido de período de descanso. Às 13h30, eles relaxam e, depois, tomam o lanche da tarde e realizam atividades diversas. Às 16h15 é servida uma sopa e, das 16h30 às 17h30, os idosos começam a voltar para suas casas.
Para frequentar o espaço, os usuários, que devem ter 60 anos ou mais, devem ser encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) – desenvolvido pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) – desenvolvido pelos CREAS (Centro Especializado de Referência de Assistência Social). Normalmente, os usuários são vulneráveis ou estão em risco social.
O Centro tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, proporcionando acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.
O Centro Dia Idoso fica na rua João Tedesco, 1265 – Residencial Água Branca II.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
