Com o tema Dez Anos de Voos Altos e Grandes Conquistas, o Centro Dia do Idoso Irmã Maria Luiggia Moschini comemora 10 anos de atuação no próximo dia 10/09, com festa para os usuários, familiares e voluntários, a partir das 14h. O serviço atende pessoas idosas semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover cuidados durante o dia ou parte dele.
A programação especial contará com apresentação cultural dos usuários do serviço, acompanhados do músico Maicon Araki; homenagem às pessoas idosas atendidas e aos profissionais que passaram pelo Centro Dia, além de lanche especial e bolo de aniversário.
De acordo com a coordenadora do Centro Dia, Letícia Baroni, o serviço presta atendimento relevante ao público 60+. “Este serviço desperta a sociedade a olhar para a questão do envelhecimento e como lidar com ele. Todos desejamos um envelhecimento saudável, mantendo a autonomia e independência, mas, muitas vezes, as famílias se deparam com situações que provocam fragilidade e vulnerabilidade. Nestes casos, o serviço é importante para garantir o direito das pessoas idosas de envelhecer com dignidade”, disse.
O Centro Dia Idoso é um serviço da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e executado em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). Ele atende, em média, 33 pessoas idosas ao mês, prioritariamente pessoas em situação de risco por violação de direitos, como isolamento social, violência intrafamiliar e negligência.
O serviço oferece atividades de cuidados básicos de vida diária e autocuidado; de lazer, eventos culturais e comemorativos, oficinas coletivas de socialização de convivência para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, acolhida, escuta qualificada, orientação e apoio aos cuidadores e familiares, além de articulação com a rede socioassistencial e intersetorial para o atendimento às demandas, para a promoção da autonomia, inclusão e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Podem participar pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social. O acesso ao serviço se dá por meio de encaminhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (PEDI). O serviço está localizado na rua João Tedesco, 1.265, residencial Água Branca.