Música, dança e alegria não faltaram na comemoração dos nove anos de atividades do Centro Dia do Idoso Irmã Maria Luiggia Moschini, serviço mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). A celebração, realizada no dia 06/09, reuniu usuários, familiares, voluntários e profissionais do serviço.
Na abertura, Letícia Dias Baroni, coordenadora do Centro Dia, falou sobre o dia a dia das pessoas idosas que frequentam a unidade, enfatizando a importância do atendimento e o envolvimento de diversos atores que possibilitam a execução do serviço. “Além das atividades e atendimento aos usuários e suas famílias, precisamos entender que tudo o que é realizado aqui tem a participação da Prefeitura, Smads, organização social, voluntários e dos profissionais que desenvolvem com muito carinho e desempenho, um trabalho efetivo a cada pessoa que se utiliza desse serviço. Desde o início, temos buscado oferecer um trabalho de qualidade que deixe uma marca em cada pessoa idosa que passar por aqui”, ressaltou.
A programação contou com apresentação de cavaquinho, com Escarlino Vital, 84 anos, usuário do Centro Dia, além de dança circular com todos os participantes do evento. No local, exposição de cartazes ornamentados e decoração com direito a bolo, lanche especial e ao final, um irreverente parabéns.
Maria Theresa Tonus, 85 anos, apresentou uma poesia e contou com entusiasmo sobre sua trajetória de vida. “E essa história tem muito a ver com este lugar, essas pessoas, com as quais convivo e aprendi a amar”, disse.
“No Centro Dia aprendi que me voluntariar é um ato de amor e confesso que, quem ganha com isso, sou eu. Para cada oferta, recebo o dobro”, comentou
Valdilene Belam, voluntária.
Rosimeire Bueno Jorge, superintendente da Proteção Social Especial falou sobre o papel da Smads e de cada parceiro do serviço. “Somos muito gratos pela parceria realizada há tanto tempo. Este é um serviço que presta atendimento relevante às pessoas idosas, garantindo o acesso a diversas políticas, além do cuidado e proteção”, afirmou.
O Centro Dia tem capacidade de atendimento de 30 pessoas e uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança.
Os encaminhamentos para frequentar o espaço são realizados pela Superintendência da Proteção Social Especial, da Smads. O serviço, localizado na rua João Tedesco, 1.265, residencial Água Branca, visa promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade, proporcionando atendimento adequado às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social.