Criado para ser a porta de entrada dos pacientes com a Covid-19, o Centro de Triagem do Coronavírus, que funciona em uma tenda erguida ao lado da UPA Piracicamirim, entrou em operação no dia 1º de abril. Em cinco meses de funcionamento, a equipe médica da unidade já recepcionou e avaliou cerca de 32.672 pacientes com síndrome respiratória, entre outros sintomas da doença.

No primeiro mês, passaram pela tenda 2.679 pacientes. Em maio houve um crescimento de cerca de 20%, com a recepção de 3.451 pessoas. No mês seguinte (junho), houve um salto significativo, com o atendimento de 8.105 sintomáticos, um crescimento em relação ao mês de abril, de aproximadamente 200%. O ponto mais alto do período, no entanto, foi registrado em julho, quando 10.819 pessoas buscaram no local ajuda médica, o triplo do volume de atendimento ocorrido no mês inicial.

É importante registrar que, para dar conta da elevada demanda por leitos com respiradores, o governo municipal atuou junto com o DRS-X e seus representantes parlamentares, no plano municipal e estadual, para ampliação da estrutura instalada, que foi gradativamente fortalecida. Assim, a rede de atendimento passou de 57 leitos de UTI para 133. A UPA Piracicamirim, por exemplo, que começou com apenas três leitos com respiradores, hoje conta com 20 leitos com ventiladores mecânicos.

Centro de Triagem é a porta de entrada para o atendimento aos pacientes com a Covid-19 em Piracicaba

Em agosto, a tendência no número de pessoas atendidas na tenda foi de queda, o que indica diminuição da epidemia no estado e no município. Houve o registro no mês de 7.618 novos recepcionados com algum sintoma da doença, correspondente a uma queda de 30% em relação ao mês anterior. Estudos da Secretaria de Estado de Saúde confirmam a tendência de queda no número de casos do coronavírus em todo o estado.

Em Piracicaba, no entanto, o governo municipal enfatiza a necessidade de cautela neste momento para que as ações de combate à pandemia se mantenham e a tendência de queda se consolide. Assim, a orientação à população continua sendo seguir as regras sanitárias básicas, como uso de máscara, distanciamento social, lavar as mãos com água e sabão constantemente e uso de álcool em gel.