Centro de Fisioterapia Esportiva é inaugurado hoje no Barão
Aproveitar espaços ociosos para promover saúde, tem sido uma das marcas desta Administração. Assim também surgiu o Centro de Fisioterapia Esportiva, no coração do Estádio Municipal Barão de Serra Negra. O espaço antes ocioso e agora pronto para cuidar dos atletas que representam a cidade em importantes competições, será entregue hoje, 11, às 19h, com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), representantes da Unimep, dos atletas e demais autoridades.
A construção que foi executada pela secretaria Municipal de Obras (Semob), conta com salão para os equipamentos de fisioterapia, sala para consultas e outras cinco salas para exames e atendimentos. Para chegar a isso, foram feitos fundação, murro de arrimo nos fundos, contrapiso e piso, instalados azulejos, assim como toda parte elétrica e hidráulica, com investimento de R$74 mil. A Semob providenciou, ainda, a reforma da portaria que atenderá o Centro Médico e a secretaria do XV de Piracicaba, com entrada próxima ao portão 1, na rua Silva Jardim.
Equipado com tudo que atletas de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais possam necessitar, no Centro de Fisioterapia Esportiva estão instalados:
dois aparelhos de ultrassom
duas unidades de eletroestimulação
dois aparelhos de eletroanalgesia de correntes tens
um aparelho de multicorrentes
uma bicicleta ergométrica horizontal,
duas bolas suíças – 65cm e três – 75cm
cinco colchonetes grandes em courvim
um aparelho laser com tecnologia de operação microcontrolada
uma cama elástica reclinável de 90cm
suporte para exercícios de propriocepção e coordenação motora
dois rolos de posicionamento
20 eletrodos de silicone
duas cunhas de espuma
faixa elásticas de 6m
barra de ling para alongamento muscular
polia dupla e simples*
mesa extensora*
mesa flexora*
esteira*
três macas de madeira*
um aparelho de corrente russa*
(*) aparelhos fornecidos pela Unimep
Neste projeto a Selam trabalha com uma grande parceira: a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Além de fornecer os equipamentos para musculação, oferece os profissionais que atendem os atletas. Diariamente lá estarão 12 estagiários (9 de graduação e 3 de pós), supervisionados pelo professor Sérgio Henrique Borin, que também é Coordenador do curso de Fisioterapia e da Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Desportiva. O Centro funciona de segunda a sexta-feira e em dias de evento no estádio, atendendo às exigências do Estatuto do Torcedor.
O Barão em obras
– Um pouco de história –
A ideia da construção de um Estádio Municipal para Piracicaba surgiu em 1953, à época do prefeito Dr. Samuel de Castro Neves, neste espaço de quase 50 mil m2, estava a Praça Barão de Serra Negra. Desde aquele momento, já havia o desejo de tornar a cidade referência nas diferentes modalidades esportivas. Mas, somente em 1960, na administração do Prefeito Francisco Salgot Castillon, foi autorizada a construção do Estádio Municipal com três mil cadeiras cativas. As obras começaram em 1961, com a derrubada das árvores do bosque existente e se arrastaram por quase cinco anos.
Em 4 de setembro de 1965, o Estádio Municipal, mesmo em fase de conclusão, foi inaugurado pelo Prefeito Luciano Guidotti. Deste dia em que o Nhô Quim enfrentou o Palmeiras, ainda pode ser vista a placa que diz “A S.E. Palmeiras homenageia o dinâmico povo de Piracicaba e a operosidade da sua Prefeitura, na inauguração do Estádio Municipal. O espaço recebeu o nome de “Barão de Serra Negra” em 18 de novembro do mesmo ano e, mais tarde tornou-se o Conjunto Esportivo Municipal. – As melhorias implantadas –
45 anos depois, o Estádio Barão da Serra Negra nunca havia recebido uma reforma geral. Desde 2005, a Prefeitura vem realizando diferentes intervenções neste espaço e tem com a diretoria do XV de Novembro, o compromisso de investir anualmente R$ 200 mil em obras no Barão.
Em 2006, foi feita a troca total do gramado, uma reivindicação de anos. No ano seguinte, teve início a reforma das arquibancadas,sistema de segurança e instalação de toda rede de combate e proteção a incêndios. No ano passado, foi a vez da pintura parcial da fachada da Silva Jardim, da reconstrução do muro de arrimo da rua Moraes Barros com Avenida Independência, da recuperação da estrutura da arquibancada e reforma do alojamento.
Agora, em 2011, teve início mais uma etapa dentro do projeto de recuperação do Barão. Serão pintados e recuperados as muros da rua Silva Jardim e também na parte interna, de frente para as piscinas. Novos projetos estão em estudo para, cada vez mais, trazer conforto e comodidade aos torcedores.
