Na próxima terça-feira (16), às 15 horas, será feita a entrega dos kits para os atletas do Centro de Excelência Esportivas em Atletismo de Piracicaba, na pista de atletismo do Estádio Municipal Barão de Serra Negra (rua Silva Jardim, n.º 846). O material de treinamento, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Federação Paulista de Atletismo, terá um par de tênis, um par de sapatilhas e camisa do projeto. Além do kit, os atletas receberão passes de ônibus que irão garantir a ida aos treinamentos e participação em competições.
O Projeto Centro de Excelência Esportiva, do Governo do Estado, tem como objetivo proporcionar aos atletas de talento treinamento de alto rendimento, credenciando-os para competições estaduais, nacionais e internacionais – inclusive olímpicas. Antigo Projeto Futuro, há 20 anos esse trabalho vem sendo desenvolvido. Atualmente, o projeto está com cara e idéias inovadoras, buscando descentralizar os centros de excelência. Hoje são cinco cidades que abrigam os treinamentos de alto rendimento do atletismo: Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas e Sertãozinho.
O centro de excelência piracicabano conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Além de disponibilizar treinadores altamente capacitados, oferece locais de treinamento adequados e dá todo suporte necessário. Outro parceiro do projeto é a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), disponibilizando assistência técnica, como nutricionistas e fisioterapeutas.
Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira em dois períodos (matutino e vespertino), na pista de atletismo do Estádio Municipal Barão da Serra Negra e pista sintética do SESI, considerada uma das melhores do Brasil. O grupo que treina em Piracicaba é composto por 32 atletas, sendo grupo A de formação/iniciação; grupo B de especialização, com jovens entre 14 a 17 anos; e C de competição de alto nível, para atletas entre 18 a 22 anos.
Alguns atletas têm se destacado em competições regionais e nacionais. Talita Gomes de Sá (salto triplo) treina em Piracicaba há quatro anos. Foi vice-campeã brasileira juvenil em 2007 e vice-campeã brasileira sub-23 em 2009. Segundo Talita, muitas coisas melhoraram desde que o Centro de Excelência chegou à cidade. “Com a construção da pista sintética, meus resultados melhoraram bastante. Essa entrega de sapatilhas, camisetas, tênis anima o pessoal. Eu, que presencio diariamente, sei como é importante”, disse.
Outro destaque do projeto é João Ricardo Pereira, também especialista no salto triplo. Ele ficou com o bronze no último Brasileiro Sub-23. Foi campeão dos jogos regionais no salto em distância e segundo lugar no salto triplo (na mesma competição). Em 2009 foi vice-campeão brasileiro no salto triplo em 2009. “Tive uma evolução maior aqui do que nos outros locais. Melhorei minha marca em 62 cm após um ano de treinamento, algo sem precedentes na minha carreira”, afirmou o atleta. João Ricardo atribui seu alto rendimento à entrada do Centro de Excelência. “A estrutura que tenho é ótima. O professor Mário é muito competente. Temos afinidade. Tudo isso somado à pista nova, ao material de qualidade, ao meu esforço e ao apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Piracicaba faz com que eu evolua cada vez mais”, receita.
Cibele Renata Fernandes de Abreu e Juliana Cristina de Oliveira Marçal foram terceiras colocadas no revezamento 4 x 400 metros nos Jogos Abertos do Interior de 2009. Valdenis Soares dos Santos conquistou o vice-campeonato dos Jogos Abertos da Juventude de 2009, nos 400 m sobre barreiras.
O técnico Mário Leme fez questão de elogiar e agradecer o projeto e seus idealizadores. “O programa amplia as perspectivas de um trabalho sério e duradouro. Além disso, fortalece o esporte do interior e os jovens esportistas, que podem contar com orientação técnica, alimentação, material esportivo e transporte interno para os treinos.” Segundo o professor, os últimos meses foram marcados por mudanças profundas no núcleo de Piracicaba. “Temos o apoio da Prefeitura, que disponibilizou verba para a equipe principal e terminou a construção da pista olímpica com a ajuda do SESI e da Unimep. Os alunos têm bolsa integral na faculdade. Uma estrutura completa”, ressalta.