Na manhã de hoje (20), o prefeito Barjas Negri,secretários municipais e autoridades locais participaram da entrega oficial do Centro de Especialidades Médicas, totalmente reformado, na travessa Newton de Almeida Mello s/nº.

Para o prefeito Barjas Negri com este trabalho de reforma, readequação dos espaços físicos disponíveis no local, colocação de mais equipamentos e mais profissionais, a população deverá ter um grau de satisfação maior no atendimento do Centro.

O local tem demanda diária de aproximadamente 800 pessoas, encaminhadas pelas unidades das UBS ou PSF, para atendimento com hora marcada nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Endocrinologia, Hematologia, Otorrino, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia,Urologia, Nefrologia e pequenas cirurgias.

A obra teve o custo de R$ 109 mil, sendo o recurso obtido por meio da DIR 15, após emenda orçamentária apresentada e aprovada pela Assembléia Legislativa pelo deputado Roberto Felício, que participou da entrega. A diretora da DIR – 15, Marizete Medeiros, destacou que o Centro de Especialidades desenvolve importante trabalho em Piracicaba, sendo inclusive referência na região.

O representante do Legislativo local, vereador José Luis Ribeiro elogiou a iniciativa do governo municipal, em buscar disponibilizar melhorias no atendimento à população, que não possui convênio médico.

Com esta ação, a administração municipal, além de buscar garantir melhora no atendimento aos pacientes e no desempenho dos profissionais que atuam na unidade, também passará a oferecer o exame de eletroneuromiografia, que até então a rede não dispunha.

A usuária Alvina Lopes Santana, encaminhada ao urologista do Centro de Especialidades Médicas, pela UBS do Novo Horizonte aprovou a reforma e o atendimento por meio de senha, que garante mais organização e rapidez.

De acordo com o engenheiro civil da Secretaria municipal de Saúde, Werner Bassinello, que acompanhou os trabalhos, o prédio passou por revisão geral da parte elétrica e hidráulica, no telhado, feita nova pintura e aquisição de parte de mobiliário. Também foi feita readequação na rampa de entrada, para atender o padrão exigido por lei aos portadores de necessidades. Já a rampa interna do prédio passou por pintura epóxi.

Outro ponto importante da reforma, segundo o secretário Municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, é a implantação do novo conceito de atendimento ao público, com a disposição de ampla sala de espera na entrada do prédio, com 400 cadeiras e televisão, que dará melhor comodidade ao usuário da rede.

A recepção desta sala cuidará de separar o prontuário do paciente, que será orientado a aguardar pelo atendimento no balcão do serviço que irá utilizar e será separado por cor diferenciada um do outro, no chão do local. Cada ala dos cinco tipos de atendimentos terá uma cor exclusiva, como: consultas médicas; exames agendados previamente; serviço social; SAC – Centro de Exames e SAC – Serviço Social.

Com a reforma foi viabilizada a instalação de computadores, ar-condicionado para exames específicos, ventiladores, além de material hidráulico moderno e eficaz, que proporciona funcionamento dos 16 sanitários existentes no local, sendo disponíveis ao público anteriormente apenas dois.