A partir desta segunda-feira (20), a população volta ser atendida no Centro de Especialidades, na travessa Newton de Almeida Mello s/nº (atrás do Mercado Municipal).

Os trabalhos de reforma do prédio foram iniciados em outubro passado. A mudança do prédio provisório na avenida Armando de Salles Oliveira (antigo Fornecedores de Cana), para o local reformado teve início hoje (17).

Com esta ação, a Administração Municipal, além de garantir melhorias no atendimento aos pacientes e no desempenho dos profissionais que atuam na unidade, também passará a oferecer o exame de eletroneuromiografia, que até então a rede não dispunha.

De acordo com o engenheiro civil da Secretaria de Saúde, Werner Bassinello, que acompanha os trabalhos executados pela Construtora e Pavimentadora Concivi, vencedora da licitação, o prédio passou por revisão geral da parte elétrica e hidráulica, no telhado, feita nova pintura e aquisição de parte de mobiliário. Também foi feita readequação na rampa de entrada, para atender o padrão exigido por lei aos portadores de necessidades. Já a rampa interna do prédio passou por pintura epóxi.

Outro ponto da reforma que merece destaque, segundo Werner, é a implantação do novo conceito de atendimento ao público, com a disposição de ampla sala de espera na entrada do prédio, com 400 cadeiras e televisão, que dará melhor comodidade ao usuário da rede. No local passam diariamente cerca de 800 pessoas.

A recepção desta sala cuidará de separar o prontuário do paciente, que será orientado a aguardar pelo atendimento no balcão do serviço que irá utilizar e será separado por cor diferenciada um do outro, no chão do local. Cada ala dos cinco tipos de atendimentos terá uma cor exclusiva, como: consultas médicas; exames agendados previamente; serviço social; SAC – Centro de Exames e SAC – Serviço Social.

O engenheiro informou que o prédio é datado em 1974, sendo o primeiro posto de saúde da rede municipal de Piracicaba e há aproximadamente 20 anos, não passava por uma reforma. Segundo ele, no final de 2000 foi feita reforma numa ala do laboratório. As instalações hidráulica e elétrica tornaram – se obsoletas e ineficientes às necessidades do atendimento.

A reforma permite agora instalação de computadores, ar-condicionado para exames específicos, ventiladores, além de material hidráulico moderno e eficaz, que proporcionou funcionamento dos 16 sanitários existentes no local, sendo disponíveis ao público anteriormente apenas dois.

A obra teve o custo de R$ 109 mil, sendo o recurso obtido por meio da DIR 15, após emenda orçamentária apresentada e aprovada pela Assembléia Legislativa pelo deputado Roberto Felício.

No Centro de Especialidades são oferecidos atendimento nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Dermatologia, Endocrinologia, Hematologia, Otorrino, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia,Urologia, Nefrologia e pequenas cirurgias.