Desde o início de outubro do ano passado, o Centro de Especialidades Médicas, localizado na travessa Newton de Almeida Mello, s/nº ( atrás do Mercado Municipal) vem passando por ampla reforma. A partir do próximo dia 20, a população volta a ser atendida neste prédio totalmente recuperado.
Com esta ação, a administração municipal, além de buscar garantir melhora no atendimento aos pacientes e no desempenho dos profissionais que atuam na unidade, também passará a oferecer o exame de eletroneuromiografia, que até então a rede não dispunha.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria municipal de Saúde, Werner Bassinello, que acompanha os trabalhos executados pela Construtora e Pavimentadora Concivi, vencedora da licitação, o prédio passou por revisão geral da parte elétrica e hidráulica, no telhado, feita nova pintura e aquisição de parte de mobiliário. Também foi feita readequação na rampa de entrada, para atender o padrão exigido por lei aos portadores de necessidades. Já a rampa interna do prédio passou por pintura epóxi.
Outro ponto da reforma que merece destaque, segundo Werner é a implantação do novo conceito de atendimento ao público, com a disposição de ampla sala de espera na entrada do prédio, com 400 cadeiras e televisão, que dará melhor comodidade ao usuário da rede. No local passam diariamente cerca de 800 pessoas.
A recepção desta sala cuidará de separar o prontuário do paciente, que será orientado a aguardar pelo atendimento no balcão do serviço que irá utilizar e será separado por cor diferenciada um do outro, no chão do local. Cada ala dos cinco tipos de atendimentos terá uma cor exclusiva, como: consultas médicas; exames agendados previamente; serviço social; SAC–Centro de Exames e SAC – Serviço Social.
O engenheiro informou que o prédio é datado em 1974, sendo o primeiro posto de saúde da rede municipal de Piracicaba e há aproximadamente 20 anos, não passava por uma reforma. Segundo ele, no final de 2000 foi feita reforma numa ala do laboratório. As instalações hidráulica e elétrica tornaram – se obsoletas e ineficientes às necessidades do atendimento.
A reforma permite agora instalação de computadores, ar-condicionado para exames específicos, ventiladores, além de material hidráulico moderno e eficaz, que proporcionou funcionamento dos 16 sanitários existentes no local, sendo disponíveis ao público anteriormente apenas dois.
A obra teve o custo de R$ 109 mil, sendo o recurso obtido por meio da DIR 15, após emenda orçamentária apresentada e aprovada pela Assembléia Legislativa pelo deputado Roberto Felício.
No Centro de Especialidades são oferecidos atendimento nas áreas de Cardiologia, Pediatria, Dermatologia,Endocrinologia,Hematologia, Otorrino, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia, Urologia, Nefrologia e pequenas cirurgias.