Prefeitura faz ações educativas sobre guarda responsável de cães e gatos
Com apoio da Divisão de Bem Estar Animal, serão realizadas palestras em 18 escolas da rede municipal

Deveres, obrigações e cuidados necessários com cães e gatos domésticos são temas abordados por Márcio Ermida, do Departamento de Orientação Pedagógica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, em uma série de palestras sobre guarda responsável que será realizada em escolas municipais até novembro. A ação teve apoio da Divisão de Proteção Animal, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Na quinta-feira, 14, a atividade aconteceu na Escola Francisco Correa, no Jardim São Paulo. Ermida falou para alunos do 3º ao 5º ano sobre a importância de ter atitudes responsáveis em relação aos animais. “É preciso ter tempo e dedicação para cuidar dos animais. Alimentar apenas com ração, sair para passear todos os dias, conduzido por um adulto e sempre com guia e coleira”, disse.
O orientador pedagógico disse também que segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, há atualmente em Piracicaba, 8.000 animais abandonados. “Um animal de rua vive, no máximo, 6 anos em condições precárias e ainda pode transmitir doenças”.

As melhores maneiras de prevenir este tipo de situação são, segundo Ermida, a educação e a castração, serviço disponibilizado pela Prefeitura de Piracicaba. Para ele, esse tipo de ação, ajuda a proteger a saúde de toda a comunidade e a promover uma convivência mais segura e consciente com os animais.
ESTRELA – As informações do orientador pedagógico chamaram a atenção das crianças, mas um participante da atividade foi o “campeão de audiência” no olhar e interesse delas: o cachorro Flock, animal vítima de atropelamento que precisou ter uma das patas amputadas e hoje vive no Canil Municipal à espera de um lar.
Lorena Florença, de 9 anos, foi umas das alunas que fez questão de interagir com o animal. Ela contou que tem um gato e um cachorro em casa e segue todas as orientações escutadas na palestra. “Faço tudo direitinho”. Samuel Machado, de 11 anos, contou que vivenciou de maneira triste a importância de usar coleira. “Tinha um amigo que saiu com dois cachorros sem coleira. Um morreu afogado e outro atropelado”, lamentou.

Vitor Levi, também de 11 anos, resumiu alguns pontos da palestra. “Não pode dar leite para gato, só ração e é muito importante ter a guarda responsável e conscientização para ter um animal”, disse o aluno que tem em casa um gato e uma cachorra da raça pitbull.
O cachorro Flock estava com o veterinário Gustavo Mantovani, do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal.

ADOÇÃO – Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, é necessário entrar em contato com a Divisão de Proteção Animal pelo telefone (19) 3434-3888 (WhatsApp) e agendar uma visita. Após esse processo, é feita uma avaliação do interessado em adotar para garantir que cada pet (cão ou gato) seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar. A Divisão de Proteção Animal fica na rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá.
CASTRAÇÃO – Agendamento de castrações devem ser feitas no site https://aspa.piracicaba.sp.gov.br/web/.
