7.540 atendimentos foram presenciais e 44.315 aconteceram de maneira online

O número de atendimentos realizados pelo Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), de janeiro a outubro de 2021, praticamente dobrou quando comparado ao mesmo período de 2020. Foram computados 51.855 atendimentos este ano, contra 26.215 do ano anterior, um aumento de 97,8%.

Essa ampliação na forma de acolher o trabalhador se deu, em grande parte, graças ao uso da tecnologia, com a ampliação do atendimento online durante a pandemia da Covid-19, quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur) precisou intensificar o atendimento virtual para oferecer seus serviços às pessoas que não podiam se deslocar até a sede da entidade.

O secretário da Pasta, José Luiz Guidotti Jr., ressaltou que, dos 51.855 atendimentos realizados no CAT, 7.540 foram feitos de maneira presencial e 44.315 de forma remota (telefone, e-mail e whatsapp). Segundo ele, facilitar e aproximar as pessoas das vagas de emprego existentes em Piracicaba, usando todas as ferramentas disponíveis pela tecnologia, estão entre os principais objetivos da Semdettur.

“O número de vagas oferecidas pelo CAT em 2020 foi de 1.974, contra 2.696 em 2021. Isso mostra também o aquecimento da economia local, principalmente nos setores da Indústria e Serviços. Vale destacar que mais 186 vagas foram oferecidas durante a Feira da Empregabilidade, realizada de 8 a 12/11, o que eleva esse número para 2.882 vagas oferecidas até 12/11”, frisou o secretário. OPÇÕES – Nélio Geraldo Montagnani estava empregado, mas procurou o CAT para tentar uma colocação ainda melhor no mercado de trabalho. Dessa forma, foi contratado por uma empresa de tecnologia industrial em setembro, para trabalhar no setor de compras. Todo o trâmite para a obtenção da vaga na Semdettur foi feito por e-mail. De acordo com Montagnani, o atendimento online facilitou a sua vida. “Não precisei usar o meu veículo ou mesmo o transporte público para me deslocar durante o processo de seleção. O atendimento foi ágil”, disse Nélio.

Danilo da Silva e Paulo Sérgio procuraram o CAT de maneira presencial

Danilo Cordeiro da Silva foi até a Semdettur em busca de uma vaga de ajudante de produção pelo CAT. Desempregado há pouco mais de quatro meses, ele tem esperança de conseguir uma vaga de trabalho ainda este ano. “Não estou escolhendo. Vou trabalhar na oportunidade que surgir para começar 2022 já empregado”.

Paulo Sérgio Vieira da Silva já conseguiu emprego pelo CAT, na área de construção civil, e tenta novamente uma vaga, agora como motorista. “Estou desempregado há menos de um mês. Optei pelo atendimento presencial porque também aproveitei para visitar outras agências de emprego”, relatou.

SERVIÇO – Os serviços do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) podem ser procurados via telefone fixo – 3437-2222, WhatsApp 3437-2221 ou pelo e-mail catpiracicaba@gmail.com. O atendimento presencial é oferecido de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h30, sendo que nas sextas-feiras, das 9h às 16h, o atendimento é exclusivo para o seguro-desemprego. A Semdettur está localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.