Visando a capacitação e inclusão dos novos formandos ao mercado de trabalho gastronômico, o Centro Cultural Zazá, em parceria com a Corsi Consultoria e Treinamentos e com a Churrascaria Cupim do Tchê, formou cerca de 20 alunos nesta terça-feira, 30/08, no curso de garçom oferecido durante todo o mês de agosto. A maioria dos participantes está inserida no mercado de trabalho.
Formatura aconteceu ontem, terça-feira, 30.08
Com 30 horas de treinamento gratuito, o curso, totalmente apostilado, ofereceu várias técnicas específicas de restaurante habilitando os participantes para o conhecimento prático, facilitando o desempenho das funções dos futuros profissionais com aprendizados sobre a arte da hospitalidade e gastronomia.
De acordo com Evandro Zampieri, sócio-proprietário da Churrascaria Cupim do Tchê, que apoiou a iniciativa e onde ocorreram as aulas práticas, há um déficit dessa profissão e uma grande demanda, seja em bares ou restaurantes. "A ideia foi muito bacana, capacitar profissionais para uma profissão que tem mão de obra escassa, gerando emprego e renda. Geralmente, temos que contratar e ensinar ao mesmo tempo. Agora, com novos formandos, com certeza já absorveremos muitos desta turma", afirma.
Segundo o orientador e proprietário da Corsi Consultoria e Treinamentos, Rômulo Corsi, o mercado de trabalho na área gastronômica cresceu 20% no período pós-pandemia, e agora a demanda será muito maior por profissionais qualificados deste segmento. "O conhecimento transforma. Piracicaba acolhe muito bem essa mão de obra. Com este projeto educacional e sociocultural conseguimos capacitar e inserir várias pessoas nas áreas de gastronomia, hospitalidade e hotelaria que saem praticamente empregadas", explica.
Rômulo Corsi, Jorge Alexandre e Evandro Zampieri
FEEDBACK – Para a aluna Ivani Pessato, o curso foi excelente com um ótimo conteúdo. "O Rômulo conseguiu repassar todo conhecimento e competência que ele tem. No Cupim do Tchê adquirimos conhecimento de campo, atuamos na prática, foi sensacional. Se precisar pleitear alguma vaga de trabalho vou tranquila, confiante. Pois com o conhecimento que a gente adquiriu dá para encarar qualquer situação", garante.
O diretor do Centro Cultural Zazá, Jorge Alexandre, se emociona quando fala da iniciativa concluída presenciando a entrega dos certificados aos formandos. "A realização é muito grande por ter oferecido um curso caro gratuitamente e inserido esse pessoal no mercado. É emocionante ver uma ideia realizada que beneficiará tantas pessoas, tantas famílias. Agradecemos ao Rômulo que acatou a ideia e ao Cupim do Tchê que nos apoiou. Foi um sucesso, e queremos expandir ainda mais, talvez até em outros bairros para que possamos beneficiar muito mais pessoas", pondera Jorge.