Centro Cultural Zazá oferece curso de ritmos brasileiros para crianças
Acontece no Centro Cultural do Núcleo Habitacional Comendador Mário Dedini “Isaíra Aparecida Barbosa – Zazá” o Curso Vivência percussiva de Ritmos Brasileiros para crianças com o educador Lucas Bueno, 08/12 às 19h30 e 09/12 às 14h30. Gratuito. Não é necessário inscrição. Serão seguidos todos os protocolos sanitários vigentes. É obrigatório o uso de máscara. O Projeto tem apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc.

Atividades são adaptadas para crianças a partir de 7 anos
Nessa atividade serão abordadas a origem e prática de alguns ritmos brasileiros como maxixe, baião, xote, bossa nova, maracatu e samba, adaptados para crianças a partir de 7 anos. A metodologia para ensino desses ritmos está fundamentada nas propostas de educação musical de Carl Orff e Émile Jacques Dalcroze, onde o desenvolvimento da percepção rítmica é associado a fala, ao gesto e ao movimento do corpo. Sendo assim, em um primeiro momento as crianças aprenderão a “falar” os ritmos mencionados por meio de onomatopeias. Em seguida será realizada uma associação dessa onomatopeia com a percussão corporal e por fim, após o domínio do ritmo por meio da percussão corporal, os mesmos serão executados em objetos ou materiais alternativos como colheres, copos, baldes, tubos de pvc (tubofones/xilofones de tubos de pvc) etc.

Serão usados materiais alternativos como colheres, copos, baldes, tubos de pvc (tubofones/xilofones de tubos de pvc)
Serviço- Curso Vivência percussiva de Ritmos Brasileiros para crianças com o educador Lucas Bueno, 08/12 às 19h30 e 09/12 às 14h30 no Centro Cultural do Núcleo Habitacional Comendador Mário Dedini “Isaíra Aparecida Barbosa – Zazá” localizado à R. Jacinto Roberto Penedo, 190 no bairro Mário Dedini . Gratuito. Não é necessário inscrição. Serão seguidos todos os protocolos sanitários vigentes. É obrigatório o uso de máscara. O Projeto tem apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc.
