Portal do Município de Piracicaba

Central de Monitoramento já está em funcionamento

Por Comunicação Social / Publicado em 19/02/2007
Tempo de leitura: 6 minutos.

Com as presenças do prefeito municipal, Barjas Negri, o presidente da Guarda Civil, Silas Romualdo, cúpulas das Polícias Civil e Militar, secretários, vereadores e empresários, foi inaugurada oficialmente na manhã do último sábado (17), a central de monitoramento eletrônico, instalada no quarto andar da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, que foi reformulada para concentrar o sistema, composto por equipamentos e acompanhamento permanente de profissionais (24 horas).

Das 31 câmeras instaladas em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas, 16 estão no Centro e imediações e as demais colocadas nos corredores municipais e terminais de ônibus. Com investimento de R$ 1,12 milhão, os equipamentos são modernos, com tecnologia digital, rede de comunicação em banda larga e fibra ótica, imunes a descargas elétricas e interferências, com transmissão de dados criptografados e captação de imagens em alta definição.

Das 31 câmeras, 14 estão na região central; 1 em cada um dos principais corredores comerciais (Paulista, Vila Rezende, Santa Terezinha, Paulicéia, São Dimas, Vila Independência, Bairro Alto, Petrópolis, Rua do Porto, Vila Cristina e Cemitério da Saudade) e 5 terminais de ônibus da cidade.

A chegada das câmeras de segurança foi muito elogiada pelos comandantes das corporações policiais e empresários. O comandante Noale, do 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba, observou que os equipamentos são mais um instrumento de prevenção para eventuais crimes e possibilitará a Polícia Civil, o reconhecimento de autores de delitos. Ressalta que a PM está participando intensamente, através do monitoramento das câmeras.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Silas Romualdo, afirmou a expectativa em relação às câmeras é grande, haja vista que em outros municípios onde está instalada, houve redução de até 40% os índices de roubos e furtos nos locais monitorados. “Três motocicletas ficarão à disposição do sistema no Centro para atender as ocorrências registradas pelas câmeras. As motos têm mais facilidade de chegar ao local em menor tempo e enquanto não estiverem em ocorrência, vão auxiliar no patrulhamento preventivo”, completa.

Sobre a localização da central de monitoramento, na Biblioteca Municipal, Silas ressaltou que o local é seguro, com a presença de guarda 24 horas por dia. “O acesso à central é restrito e somente poderão entrar, mediante autorização”.

O diretor do Deinter 9, Kleber Altale, responsável por 52 cidades, compostas por cerca de 3 milhões de habitantes, destacou que a instalação de câmeras de segurança representa um avanço tecnológico que será utilizado em benefício da população e permitirá além de coibir eventuais práticas de crimes, a investigação, com conseqüente prisão dos delitos.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, José Antonio de Godoy, a concretização da central de monitoramento era antiga reivindicação dos comerciantes e lojistas. Ele frisou que a colocação de câmeras em locais estratégicos, tem vários efeitos. “O principal é melhorar a segurança da cidade e fará com que os associados e consumidores se sintam mais tranqüilos em freqüentar os diversos corredores municipais”.

O prefeito Barjas Negri ressaltou que com a concretização do sistema de monitoramento cumpre uma promessa contida em seu plano de governo, na área de segurança. Ele reiterou que a colocação de 31 câmeras auxiliará as polícias civil e militar e a guarda municipal, “na prevenção contra pequenos furtos e roubos. ‘Até o final de meu governo pretendo dobrar o número de câmeras de segurança, passando de 31 para 62, sendo que uma parte será implementada ainda este ano e a outra em 2.008’.

Negri lembrou que a efetivação da central somente foi possível graças à parceria com os órgãos policiais e empresários, através da Acipi e ao trabalho e empenho dos secretários municipais. “Esse sistema é uma obra social e um aparato preventivo que melhorará as condições de segurança na cidade”.

Segundo o prefeito, a segurança é prioridade em sua administração, lembrando que nesses dois anos, a cidade ganhou o comando da Polícia do Interior, o Deinter, além da instalação de 16 mil lâmpadas, melhorando a luminosidade e tornando as ruas e praças mais seguras.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.