A Central de Fisioterapia “Dr. João José Corrêa”, da Secretaria Municipal de Saúde, que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Piracicaba e microrregião, é referência em qualidade e atendimento no interior do Estado de São Paulo.

Com sede própria inaugurada em agosto do ano passado, o serviço funcionava em um prédio na Vila Rezende, mas hoje ocupa um prédio com área construída de 1.500 metros quadrados divididos em dois pavimentos na Avenida Piracicamirim, na Vila Monteiro.

De acordo com a coordenadora da Central de Fisioterapia, Júlia Raquel Negri, o prédio – que contou com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhões – demorou quase três anos para ficar pronto. “Temos uma estrutura para oferecer o melhor em termos de reabilitação para os usuários do SUS, com um trabalho de acolhimento e atendimento humanizado”, diz.

Além dos tratamentos de patologias ortopédicas/traumatológicas (lombalgia, tendinites, luxações, fraturas), reumatológicas (artrites, fibromialgia) e posturais (escolioses, cifoses), a Central de Fisioterapia possui uma piscina coberta e aquecida destinada, também, a pacientes em recuperação neurológica e amputados.

Menina dos olhos do serviço, a piscina é tratada diariamente e os banheiros de toda a Central higienizados a cada hora. “Nossos banheiros são todos adaptados para proporcionar acessibilidade e conforto aos nossos pacientes. Nas piscina, além de escada e rampa, temos o acesso por meio de um guincho, para pacientes com maior dificuldade de locomoção”, afirma Júlia.

Conforme a coordenadora, atualmente são oito fisioterapeutas que atuam na central, atendendo em média 100 pacientes diariamente. Além dos fisioterapeutas, a Central conta com dois técnicos em enfermagem, quatro funcionários no atendimento, um tratador de piscina com curso de primeiros-socorros, além da equipe de limpeza da unidade.

A Central conta com consultórios médicos, 3 salas de avaliação, sala para terapia em grupo, 2 salas para cinesioterapia, atendimento familiar, departamento administrativo, sanitários e vestiários, além de elevador para facilitar o acesso ao pavimento superior. Entre os equipamentos disponíveis estão biciletas ergométricas, esteiras e ultrassom.

SERVIÇO O atendimento na Central é feito mediante encaminhamento médico. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.