Portal do Município de Piracicaba

Central acompanha frota de coletivos

Por Comunicação Social / Publicado em 01/12/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira e a empresa Via Ágil apresentaram à imprensa, na semana passada, o Centro de Controle Operacional (CCO), instalado nas dependências do Terminal Central de Integração.

Durante o encontro foi apresentado o trabalho a ser realizado pelo CCO, que será responsável por controlar a operação dos 211 ônibus, dispostos em 87 linhas. Esse controle é realizado por sete funcionários, que monitoram a frota em tempo real, sendo eles divididos em dois turnos, com quatro funcionários na parte da manhã e três na parte da tarde. Com isso, é possível que o CCO acompanhe a operação desde a início até a o final dos trabalhos dos veículos, totalizando 20 horas de operação diária.

Para que esse monitoramento em tempo real ocorra, o sistema é alimentado com as OSEs encaminhadas pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), onde constam horários de partida, trajetos, pontos de paradas, entre outras informações. Assim que o motorista inicia sua jornada, o CCO acompanha a operação do carro. Caso aconteça algo fora do programado, o sistema automaticamente gera um evento, que será tratado pelo operador junto ao motorista.

Com essa tratativa, foi possível elevar a pontualidade do sistema para 92%, a soltura pontual da frota da garagem para 99,9% (média de 4.200 partidas/ mês) bem como elevar o cumprimento de todas as viagens programadas para 99,8% (média de 133.000 partidas/ mês).

O CCO é um importante apoio para o motorista, sendo o primeiro contato dele para com os demais departamentos da empresa. No caso de uma ocorrência de trânsito, os operadores são treinados para atender bem ao motorista, dando todo o suporte e contatar os demais envolvidos na operação para que o cliente seja o menos prejudicado possível. O mesmo ocorre em casos de quebras do veículo ou qualquer outra adversidade operacional.

Junto ao CCO trabalha o SAC, que garante a agilidade no contato diário e no retorno rápido aos solicitantes. Esse departamento é responsável por atender uma média de 4800 ligações mensais, operando das 06h às 18h, totalizando 12 horas de atendimento ao cliente. O SAC conta com quatro funcionários, divididos igualmente em 2 turnos.

Há uma intensa comunicação entre CCO e SAC visto que grande parte das ligações recebidas são para esclarecimentos. A média mensal de reclamações registradas é de 120.

“A Prefeitura através da Semuttran tem procurado constantemente promover melhorias no transporte público. Atualmente, todos os ônibus possuem elevadores para portadores de necessidades especiais, disponibilizamos o aplicativo “Ônibus +” para computadores e celular, e agora com a implantação do CCO haverá maior confiabilidade no sistema”, comentou o secretário Jorge Akira.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.