O jornalista Edilson Rodrigues de Morais, autor do livro Centenário da Estação da Paulista, ministra palestra sobre o tema no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes na quarta-feira, 04/05, às 16h. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e tem entrada gratuita. A Estação da Paulista completa 100 anos no dia 29 de julho de 2022.

O jornalista Edilson Rodrigues de Morais é autor do livro sobre o centenário da Estação da Paulista

A Estação da Paulista foi inaugurada oficialmente no dia 29 de julho de 1922, com a chegada da primeira locomotiva pertencente à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que partiu da Estação da Luz, em São Paulo. A locomotiva, composta por uma máquina e sete vagões de passageiros, fez o percurso pela linha tronco vinda da capital paulista até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para, então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário.

Nos vagões da viagem inaugural estavam presentes representantes do governo paulista, artistas, senadores, deputados, jornalistas e membros da Companhia Paulista. Com a inauguração e a abertura do tráfego público, o ramal de Piracicaba passou a funcionar no dia seguinte, em 30/07/1922, com os trens partindo em horários regulares pela manhã e à tarde, por 55 anos, até a desativação da linha para o transporte de passageiros em 15/02/1977. O transporte de cargas seguiu em atividade até 1995, quando a linha foi desativada por completo.

Na obra Centenário da Estação da Paulista, com 96 páginas, apoiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020, Morais resgata a história. A versão digital pode ser baixada na página do site do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba): www.ihgp.org.br.

Centenário da Estação da Paulista foi lançado pelo IHGP

De acordo com Morais, o livro é uma homenagem ao povo piracicabano e um presente às futuras gerações que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Estação da Paulista, monumento histórico e cultural tombado.

SERVIÇO – Palestra Centenário da Estação da Paulista. Quarta-feira, 04/05, às 16h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Gratuito. Informações: 19 3422-3069.