Compondo a programação da Semana de Estudos Cemiteriais de Piracicaba, acontece na próxima quarta-feira, 02, feriado de Finados, a Mostra de Artes Cemiteriais, que será aberta às 9h no Cemitério da Saudade.

A mostra conta com cerca de 120 fotografias, produzidas por 18 fotógrafos, sob coordenação e orientação do fotógrafo e professor de fotografia Carlos Mendes, do Foto Clube Piracicaba. O mote é a Arte Cemiterial. “O objetivo da exposição é resgatar os valores históricos e artísticos presentes em túmulos de nossos cemitérios”, afirma Mendes.

Para a Secretária Municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese, trata-se de uma forma de prestigiar uma forma de arte muitas vezes vista de forma errônea pela sociedade. “A nossa intenção é desmistificar a morte e encará-la como uma cultura, que varia de geração para geração”, explica.

A cerimônia de abertura contará com a apresentação da Banda União Operária. O evento é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural, Grupo Bom Jesus e Foto Clube Piracicaba.

DESTAQUE – O Cemitério da Saudade tem grande destaque quando o assunto é o turismo cemiterial. “Trata-se de um local monumental, com esculturas italianas e de importantes marmoristas paulistas”, afirma a vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, que na última sexta-feira ministrou no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes a palestra A Morte Como fator Cultural. “Acontecem em alguns locais do Brasil ações isoladas dentro de cemitérios, para que a sociedade valorize as magníficas obras que podem ser encontradas nesses locais”, afirmou Clarissa na oportunidade.

Inaugurado em 1882, o Cemitério da Saudade é o terceiro mais antigo em atividade no Estado de São Paulo, sendo superado apenas pelo Cemitério de Santos e pelo Cemitério da Consolação (São Paulo).

ARTE CEMITERIAL – Arte Cemiterial é um termo usado para designar obras feitas para permanecerem em cima das sepulturas nos cemitérios e igrejas. É uma forma de representação que está ligada à cosmovisão de determinado contexto histórico, ideológico, social e econômico, interpretando a vida e a morte. Essa interpretação pode ser feita através de um conjunto de símbolos ou de uma obra narrativa, utilizando-se materiais variados como o mármore, o granito, o ferro fundiso e o bronze.

SERVIÇO

Mostra de Artes Cemiterias. Quarta-feira, 02 de novembro, no Cemitério da Saudade. Abertura: 9h. Visitação: até as 17h. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone 3413-2600