A Prefeitura de Piracicaba concluiu a a instalação de duas camêras de vigilância na área interna do Cemitério da Saudade. A decisão foi tomada no mês passado durante reunião do prefeito Gabriel Ferrato e o comandante da Guarda Municipal, Silas Romualdo.
A decisão de instalar duas câmeras da Central de Monitoramento (BBB) foi mais uma ação para tentar coibir a morte de gatos no local. Após as primeiras mortes, a Prefeitura traçou uma série de medidas.
As novas camêras funcionam com giro de 360º e, segundo Silas Romualdo, foram instaladas estrategicamente nas laterias da 'capelinha central'. Isso facilita o monitoramento do espaço interno 24h e coibirá o acesso de vândalos e de pessoas que abandonam ou maltratam animais no local.
Operando desde a última segunda-feira (dia 8), as câmeras são monitoradas pela Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel). Outras seis câmeras estão sendo instaladas pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente. No total serão nove câmeras para monitorar o portão de entrada, os muros de acesso da avenida Independência e a rua João Botene (Vila Monteiro).
O capitão Silas Romualdo explicou que foram investidos R$ 22.700 mil. “Foi uma solicitação do prefeito Gabriel Ferrato que, certamente, contribuirá para que as barbáries que cometeram contra os gatos não se repitam”.
Ele também explicou que, por medidas de prevenção, as motos e bicicletas da GM continuam patrulhando o local. Essa ação visa coloborar com a Lei 9.605/98 que regula o crime contra meio ambiente, onde estão previstos os maus tratos contra animais domésticos ou domesticados.