A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) concluiu a instalação das cercas, em forma de espiral, em toda extensão do muro do Cemitério da Saudade, de onde os vândalos costumavam pular para furtar peças e porta-retratos de bronze dos túmulos. O dispositivo se estende por 1.500 metros. A Prefeitura optou por este tipo de material por acreditar que ele dificulta o acesso ao Cemitério, pois contém materiais cortantes, inibindo a ação de vândalos. Oscasos mais comuns são furtos de bronze nas sepulturas, peças, porta-retratos e alças de gaveta. Apesar da primeira avaliação dos resultados serem conhecidas daqui a 30 dias, dados preliminares apresentam indicativos positivos, não sendo registradas ocorrências. A expectativa da Administração em terminar com os furtos no local foi atingida. Dando apoio ao equipamento da segurança, guardas civis realizam rondas preventivas naquela região. De acordo com o secretário da Sedema Rogério Vidal, os furtos incomodavam visitantes e pessoas que têm entes queridos sepultados naquele espaço. Esta é outra ação da Administração, que tem investido na valorização do espaço. A pintura do muro por artistas piracicabanos, na Avenida Independência e a restauração do portal lateral do Cemitério da Saudade, localizado na Avenida Independência, preservando as características arquitetônicas do imóvel original e a construção do ossuário, para liberar espaço para novos jazigos, são ações desenvolvidas nesse sentido. Vidal ressalta que com a instalação da cercas quer garantir que as pessoas visitem o cemitério com segurança e tranqüilidade. Os trabalhos para instalação do dispositivo de segurança duraram dois meses e alguns pontos do muro receberam reforço estrutural. Segundo o secretário, além das medidas de segurança e de visual, a Administração tem se preocupado com identificação das ruas internas do cemitério e colocou placas indicativas, facilitando a vida dos visitantes que acabam encontrando facilmente o endereço dos jazigos. A Sedema também providenciou crachás às pessoas que prestam serviços no cemitério, como os pintores, pedreiros e lavadores dos túmulos. Futuramente, os livros de registros serão digitalizados para agilizar a informação.